Está em curso o projeto ALMADA:O DESVENDAR DA ARTE DA PINTURA MURAL DE ALMADA NEGREIROS (1938-1956), que pretende estudar pela primeira vez com técnicas de imagem e de análise o legado da pintura mural de Almada Negreiros. Em destaque estão os cinco núcleos de pinturas murais encomendados na cidade de Lisboa entre 1938 e 1956, na Igreja de Nossa Srª do Rosário de Fátima, no Edifício DN, nas estações Marítimas de Alcântara e Rocha do Conde de Óbidos e no Liceu EB Patrício Prazeres.
Pretende-se identificar e caracterizar as técnicas pictóricas utilizadas por Almada, os constituintes dos suportes e das camadas cromáticas, bem como as suas implicações nos processos de deterioração para a conservação futura dos murais.
Com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, este projeto transdisciplinar, coordenado pela investigadora Milene Gil, é uma colaboração conjunta entre o laboratório HERCULES da Universidade de Évora, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC-IJF e DEPOF), o Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IHA-FCSH / UNL) e a Administração do Porto de Lisboa (APL). Os resultados obtidos ao longo dos três anos serão um passo vital no conhecimento, valorização e conservação da arte da pintura mural de Almada Negreiros.
Para mais informações: https://almadanegreiros.uevora.pt