Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Exposição Almada Negreiros - OVAR

 

A galeria do Centro de Arte de Ovar inaugura a exposição "Desenhos de Par e Ímpar", que dá a conhecer obras sobre o corpo humano assinadas por Almada Negreiros (1893-1970) no período entre 1919 e 1963.

Resultando de uma parceria entre a autarquia e o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, a mostra está patente ao público até 25 de abril e tem curadoria de Ana de Vasconcelos, que a considera reveladora de um "desenhador virtuoso" e de "extraordinária versatilidade".

"Em 'Desenhos de Par e Ímpar' encontramos o Almada Negreiros desenhador virtuoso que, ao longo de quase cinco décadas, enuncia algumas das possibilidades plásticas da representação do corpo humano, através de uma extraordinária versatilidade de registo e de observação", defende a curadora da mostra.

"Este conjunto de desenhos apresenta uma parte do léxico almadiano sobre o corpo humano, na sua representação individual - ímpar - e na sua representação mínima coletiva - isto é, par", acrescenta.

Ana de Vasconcelos realça que algumas das obras disponíveis em Ovar revelam um "apurado sentido gráfico da representação da dança, do registo necessariamente suspenso do movimento". Almada entenderia o movimento "de uma forma íntima", como que "por dentro do corpo, numa notação de ginasta e bailarino".

 

 

 

Investigador Responsável: Fernando Cabral Martins (https://orcid.org/0000-0001-8481-5108)

O projeto 'Modernismo: Arquivo Virtual da Geração de Orpheu' tem como missão sistematizar informações, imagens e estudos sobre o Modernismo português.

Como citar:  Sempre que os materiais do sítio Modern!smo forem utilizados, deve ser indicada a fonte. Devido à complexidade do website é necessário verificar no separador "normas de citação".


Modernismo is licensed under CC BY-NC-SA 4.0

Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://modernismo.pt/index.ph/home/contactos.

 

 

 

 O IELT é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos UIDB/00657/2020 com o identificador DOI https://doi.org/10.54499/UIDB/00657/2020 e UIDP/00657/2020 com o identificador DOI https://doi.org/10.54499/UIDP/00657/2020.