[BNP/E3, 154 – 83-85]
Filosofia
Moral do ponto de vista sistemático pode ser heterónoma ou autónoma.
Na moral heterónoma assenta num princípio exterior à natureza.
Há religiosa e política
Religiosa: cumprimos este ou aquele dever porque assim o manda Deus.
Política: dito porque assim o manda a comunidade.
Moral varia moral inglesa (diverse cases) e francesa.
Moral transcendente sobre o mundo supra-sensível.
[83v]
Hallucinations Hallucinations Hallucinations Hallucinations Hallucinations Hallucinations Hallucinations Hallucinations Hallucinations Hallucinations Hallucinations Hallucinations
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imanente
imanente
imanente
– low –
Imanente imanente
Imanente
Imanente
Imanente Imanente
Imanente
Imanente
Imanente
thereto
thereto
to imanente
imanente
[84r]
Comte
CRA
C. R. Anon
Wundt:
A sociedade existe por assim dizer por um conhecimento {…}
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Filologia Românica
Meus Senhores:
Estamos todos
Crítica literária {…}
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Determinada a religião entra um autor e a sua obra {…}
[84v]
O homem faz o mal por obedecer a um impulso.
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Metafísica precisa de ponto de vista. O que é o conhecimento este problema parte perfeitamente crítica.
Consciência inglória. Positiva e não dogmática
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2 escolas:
Dogmatismo = tudo é como nós o vemos
Cepticismo - {…}
August Comte de Spencer
Kant
Agnosticismo Agnosticismo
Agnosticismo.
Agnosticismo Agnosticismo
Agnosticismo
Agnosticismo
Agnosticismo
Agnosticismo
[85r]
Estão certos todos que o homem melhora com a educação.
Pensamos uma coisa e fazemos outra. Por isto este sistema é falso. Todo falso?
Não. Mas será a inteligência pura, ou inteligência ligada a instintos ou sensualidade?
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Para Deus não há passado nem futuro porque para ele é tudo.
A ideia de relativo envolve alguma coisa de absoluto.
[85v]
Imanente quando sobre a análise da natureza humana.
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Kant – Imperativo Categórico, esta moral é transcendente porque ele a não funda no raciocínio nem no instinto. Não foi preciso analisar as faculdades intelectuais para achar este sistema.
Escoceses fundam a sua moral na simpatia entre todos os homens (Adam Smith)
Imanente.
Sócrates – Se o homem pratica o mal é por ignorância, é imanente por ter analogia intelectualista por ser de razões.