Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
F. Pessoa - Heterónimos ingleses
BNP/E3, 78 – 93
BNP/E3, 78 – 93
Alexander Search
Identificação
Alexander Search – The Giantess

[BNP/E3, 78 – 93]

 

The Giantess.

 

I saw a comic giantess

At a tremendous feast alone,

Striving to eat some gorgeous mess

That formed a hard whole, as a stone.

But for her mouth it was too much

That, her avidity being such,

It doubled her void wish's hell;

And her mouth's wide, impotent clutch

Would have made laugh, did it not quell

Laughter with being horrible.

At her impossible, void feast

I saw her and, seeing her despair,

“What's that too large thing that to eat

You idly strive?” I asked of her;

And I laughed out serene[1] and rude.

She wept wild tears and said, “This meat

That by its greatness doth elude

My constant gaping, wild and sore,

     Is Beauty whole and complete.”

I looked at her and laughed no more,

But I wept, for I understood.

 

Alexander Search.

 

December 6. 1907.

 

[1] serene /happy\

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/6564
Classificação
Literatura
Dados Físicos
Dados de produção
December 6. 1907
Inglês
Dados de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Palavras chave
Documentação Associada
Yvette Centeno, Fernando Pessoa: Os trezentos e outros ensaios, Lisboa, Presença, 1988, p. 94.