Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-L-314
ANSA-L-314
Affonso, Sarah
Identificação
Rehaver a ingenuidade

Transcrição de caderno de Almada Negreiros (item relacionado ANSA-L-307, não inteiramente sendo claro o número de caderno a que associa esta transcrição - ver notas), por Sarah Affonso, para a publicação de Ver (por Lima de Freitas, em 1982, p. 49-64). É um de oito conjuntos de manuscritos de Sarah com estas características. Os conteúdos estão dentro de uma pasta sob o título Ver (como mostra a imagem), mas são especificamente as transcrições do capítulo "Rehaver a ingenuidade", daí o titulo desta entrada de catálogo.

 

Inclui duas folhas com notas para Luís F. Rebelo (Ed. Estampa) e agradecimentos a Natália Correia, Aliete Galhoz, Jorge Listopad e Ernesto de Sousa (bem como arq. Augusto Sobral, embora depois riscado). Nelas, descreve a intenção de ver publicados os textos inéditos para Ver, com algumas indicações e fazendo a referência: “A publicação consta de 7 cadernos de inéditos cuja ordem vai indicada pela numeração.” Aqui, indica também que “Neste volume só devem ser incluídos os textos Mito-Alegoria-Simbolo e os cadernos.” o que efectivamente acontece na edição de Lima de Freitas.

O texto que Sarah aqui transcreve não esgota os conteúdos do caderno original de Almada ANSA-L-307.

Inclui dois arranjos gráficos de capa (com o título Ver e com o título Ver / A personalidade de Homero) , o que não é o caso no manuscrito de Almada. Inclui ainda uma folha onde se transcreve somente uma nota de rodapé, sobre o conceito de antegrafia, que também parece pertencer a outro conjunto.

Na folha de rosto de ANSA-L-307 Sarah terá inscrito 2 (indicando tratar-se do segundo caderno na sua organização para a edição de Ver), mas nas primeiras páginas terá inscrito “1º caderno”. No seu próprio manuscrito Sarah inscreve “3º”.

A própria Sarah escreve o título “Rehaver a ingenuidade” nas várias páginas do manuscrito.

Inclui uma folha pautada com conteúdos diferentes, sob o título “Livro II dos Elementos de Euclides” e ainda outra folha quadriculada com duas páginas inscritas que são parte de um outro texto, começando sem início de frase e ficando inacabado nesta transcrição.

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/7040
Classificação
Arte, Literatura, Geometria
Arte
Dados Físicos
22 folhas quadriculadas (na maioria dobradas ao meio) inscritas a esferográfica azul. Contém 18 páginas numeradas no canto superior direito a esferográfica vermelha e várias outras não numeradas
32 x 22 cm
Dados de produção
Sem data
Posterior a 1943 (data inscrita nos textos originais de Almada Negreiros aqui transcritos) e anterior a 1982 (data da publicação de "Ver" por Lima de Freitas, que usa as transcrições de Sarah como referência).
Português
Dados de conservação
Informação Protegida
Razoável, com manchas de acidez e sujidade
Colecção Particular
Palavras chave
Documentação Associada
Freitas, Lima de: Ver, Arcádia, 1982, p. 49-64
ANSA-L-313
ANSA-L-315
ANSA-L-316
ANSA-L-317
ANSA-L-318
ANSA-L-319
ANSA-L-320
ANSA-L-321
ANSA-L-307