Múltiplas páginas de texto dedicado a temas variados, com muitas citações.
Tem um arranjo gráfico de capa, assinado e datado e três textos sob os títulos “Os quatro universais” e “A suástica e a savástica” e “O número”. Embora os dois últimos sejam escritos em folhas de papel quadriculado, diferente das páginas do caderno, estão inseridos no caderno junto de uma página que também tem inscrição, distinta do primeiro texto (tendo só uma citação de dedicada a Antigrafia). Isto, os materiais reiscadores e a caligrafia, indica que os textos poderão ter sido todos produzidos na mesma época.
De um modo geral, podem tratar-se de textos preliminares para os que são publicados em Ver por Lima de Freitas.
Os dois textos são internamente coerentes, distintos material e tematicamente.
O primeiro texto, “Os quatro universais”, é inscrito directamente nas páginas do caderno e foca temas como Vocação e profissão; Cesar e a Ciência; Ingenuidade; Saber e Ciencia; o Sensível; Universal e individual; Ingenuidade e a Besta; O bem e o mal; Sabedoria; Sagrado; Imitação. Este texto parece ser inédito e, embora próximo das temáticas publicadas em Ver por Lima de Freitas, não parece ser diretamente associado a qualquer um desses textos, a não ser alguns tópicos comuns às páginas sob o título Reaver a ingenuidade (p. 49 a 63).
O segundo texto, embora tenha por título “A suástica e a savástica”, que pode ser associado às p.83 ou 182 dos textos publicados em Ver, é curto e não reflecte essa publicação.
O terceiro texto “O número”, inacabado, parece ser preparatório para o texto sob o mesmo título, publicado em Ver, p. 179-188, embora com muitas variações. Contém uma lista de contrariedades, “dez princípios (...) Aristóteles, Met. A,5 986 a)”.
Inclui ainda esquemas visuais bastante preliminares dedicados a “Natureza / Imitação” e ao “Belo” em hors-texte.