Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-L-294
ANSA-L-294
Negreiros, José de Almada
Identificação
Dórico, Cânone da Ingenuidade

Caderno com textos inacabados dedicados ao tema que lhe dá título. Este título é anunciado como inédito em “Mito-Alegoria-Símbolo” (1948). 

Trata-se, provavelmente, de um caderno com textos preparatórios para a publicação Mito Alegoria Símbolo.

Contém vários esboços geométricos associados ao triângulo 3, 4, 5, a planificações de poliedros regulares e ao Tesouro dos Atenienses (vê-se por exemplo a divisão da circunferência em partes iguais associada a um corte, em planta, de colunas clássicas).

Inclui esboço de texto sob o título “I - Ver”, dedicados ao olhar, à visão”

Inclui vários tipos de organização de índice, semelhantes aos publicados em Ver por Lima de Freitas, com os temas “Número”, “Cadeia de oiro”, “Ingenuidade”, etc. ou ainda: “I Ver e Número (...) II Leitura do Dórico (...) III Cânone da Ingenuidade” (...)”

Num arranjo gráfico de capa lê-se “José de Almada Negreiros / Pintor / Lxa 47”

Lê-se “As relações 6, 8 e 7,9 determinam com o mínimo e o máximo dos seus lados o rectângulo 6,9 cujo plano é de quatro triângulos 3,4,5 [ … terminando ] Ora esta relação 4,5 6 é a metade e por conseguinte a mesma relação de 9.10 em extensão” [talvez uma das primeiras referências à relação 9-10 explicada em função do triangulo 3,4,5 que dominava os escritos e desenhos do final de 40s] - como acaba Mito-Alegoria-Simbolo.

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/7012
Classificação
Arte, Literatura, Geometria
Arte
Dados Físicos
Caderno quadriculado com múltiplas páginas inscritas a caneta de tinta verde e grafite
15,5 x 10,5 cm
Dados de produção
1947
Inscrita
Português
Dados de conservação
Informação Protegida
Mau, com várias folhas soltas e manchas de humidade
Colecção Particular
Palavras chave
Lisboa, Creta, Delfos
Ésquilo
Documentação Associada
ANSA-L-292
ANSA-L-293
ANSA-L-295