Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-C-334
ANSA-C-334
Negreiros, José de Almada
Identificação
O NUMERO

Conjunto de folhas arrancadas de um caderno, com textos e desenhos sobre o número.

Algumas inscrições são relevantes para compreender as referências bibliográficas de Almada:

“Prometeu, Ésquilo, trad. Bazílio Telles"

“As Coisas matemáticas não são separadas das coisas sensíveis” (Artistóteles, Metafísica, Último livro, fim)

“Schiller, A poesia ingénua”

“O primeiro elemento do Número, o Infinito, necessariamente anterior ao outro elemento, o Finito (...)”

Dez e década não é o mesmo. Aristóteles diz na Metafísica: “Parece que a Década é o Número perfeito.” Não podia ter dito: o Dez é o número perfeito. / A década é o Sistema do Número (...)”

“o Sagrado Quaternário, fonte e curso da eterna Natureza. (Versos d’Oiro [texto de Pitágoras])

Quando Almada se refere aos “dez sinais”, remete para os dez pontos de um pentagrama (5 vértices + 5 intersecções), o que pode também ser associado ao conceito de década.

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/5373
Classificação
Geometria
Dados Físicos
11 folhas (na sua maioria dobradas ao meio) inscritas a caneta de tinta verde e grafite.

16 x 11 cm (dobrado ao meio)
Dados de produção
Sem data
Provavelmente da década de 40 ou 50
Português
Dados de conservação
Informação protegida
Razoável
Colecção Particular
Palavras chave
Aristóteles
Ésquilo
Bazílio Telles
Schiller
Documentação Associada