Convite do Secretariado Nacional da Informação para exposição da pintora francesa Admone Adès, de Novembro 1963. Do outro lado Almada esboça um texto a propósito do seu desconforto com toda a questão dos painéis: aguarda que entidades oficiais legitimem a sua investigação. É relevante que já depois de todas as polémicas de 1960, Almada ainda se sinta afastado de reconhecimento do seu trabalho, escreve:
"Sou o autor da reposição dos quinze painéis de D. João I na Batalha. Por este facto estou há muito apremiado [?] e até impedido de me servir do meu atelier de pintura repleto dos estudos e maquetes da conclusão a que, por fim, cheguei no “assunto nº 1 da nossa Pintura”.
Não me proponho insinuar o meu patriotismo, pois foi em ignorância minha que o excedi tão enormemente. Confesso que não buscava senão filosofia da pintura.
Entidades oficiais a quem durante mais de quinze anos fiz acompanhar passo a passo a ultimação deste estudo, declaram-me que este caso não pode encontrar decisão senão na Presidência do Conselho.
(…)
Aguardo a decisão da Presidência do Conselho.
(…)
Com o meu respeito todo"