Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-F-225
ANSA-F-225
Desconhecido
Identificação
Público em discurso de Almada
Público em discurso de Almada

Fotografia a preto e branco onde se vê o público presente num discurso proferido por José de Almada Negreiros.

Parte de um conjunto de fotografias que parecem remeter para uma conferência ou inauguração, com Almada como protagonista e com personalidades como Fernando Amado ou José Augusto França.

Itens relacionados atribuídos em função das mesmas características formais, nomeadamente o carimbo da casa fotográfica no verso.

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/5985
Classificação
Espólio Documental
Documento Fotográfico
Dados Físicos
Fotografia rectangular a preto e branco.
11,96 cm x 17,99 cm

No verso, carimbo da casa de fotografia "Foto Vasques"

A Foto Vasques era uma casa fotográfica com sede na rua D. Pedro V, 26-28 em Lisboa. Teve como director artístico Manuel Tavares e era especializada em retratos de arte, filmagens e reportagens.

https://digitarq.arquivos.pt/details?id=1202758

Dados de produção
196-
Data atribuída em função da idade aparente de Almada
1960 1961 1962 1963 1964 1965 1966 1967 1968 1969
Dados de conservação
Informação Protegida
Bom.
Colecção Particular
Palavras chave
Fotografia
Negreiros, José de Almada
Documentação Associada
ANSA-F-204
ANSA-F-205
ANSA-F-217
ANSA-F-218
ANSA-F-221
ANSA-F-222
ANSA-F-224
ANSA-F-865
ANSA-F-866
ANSA-F-867
Tendo em conta a idade aparente dos retratados, pode tratar-se de evento associado à Primeira Retrospectiva de Pintura Não-Figurativa Portuguesa, na Faculdade de Ciências de Lisboa (17 Março 1958) ou do Prémio Nacional das Artes, atribuído pelo SNI (1959).