Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-C-216
ANSA-C-216
Almada Negreiros
Identificação
Unidade de composição no todo de quinze painéis
Vergonha Nacional
Carta Aberta

Várias folhas, não encadeadas mas que estavam juntas (também junto de ANSA-C-215, 214, 213). Estas páginas têm informação relevante no contexto da “Carta Aberta”, de “os 15 Painéis da Batalha”, e de “A Chave Diz”, não só com ilustrações mas com dados que não constam de outras versões da “Carta”, como a retirada dos exemplares das livrarias de “A Chave” (ver a este propósito ANSA-C-216-8). Noutra página Almada refere-se também ao crítico (Bragança) que guardou “segredo” sobre os painéis. No verso de ANSA-C-216-2 há uma ilustração muito interessante com a disposição lumínica da capela do Fundador e de como afectaria as pinturas.

Assinado

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/2411
Classificação
Espólio Documental
Dados Físicos
8 folhas de papel liso inscritas a caneta de tinta preta, lápis, esferográfica azul, lápis de cor.
27 x 21 cm
Dados de produção
c. 1961
Provável, embora já refira os doadores D. João I, D. Filipa de Lencastre, podendo ser já 1962
Português
Dados de conservação
Palavras chave
Batalha, MNAA, Portugal
A Chave Diz; Carta Aberta; José de Bragança; Luz; Capela do Fundador
Almada, D. João I, D. Filipa de Lencastre
Documentação Associada
ANSA-C 215 / C-214 / C-213