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Almada Negreiros, [1954], FGG/DEP-AN

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Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Medium
Fernando Pessoa
BNP/E3, 14-4 – 6-7
BNP/E3, 14-4 – 6-7
Fernando Pessoa
Identificação
[Sobre o teatro]

[BNP/E3, 144 – 6-7]

 

Mas tudo isto, insinuei, é o secundário. O que é radical e espantoso numa época sobretudo que, se alguma coisa tem, é pretensões a quase-crítica – é que gente que é possível que se considere superior escreva para o palco, sem ver que isso é fazer arte dentro de limites, como seria o escrever uma novela talvez que houvesse de ter exactamente {…} capítulos, trinta períodos por capítulo e trinta palavras por período. Como seria o esculpir estátua ou pintar quadros tendo em constante vista que eles devem caber por uma determinada porta. Conveniências cénicas, técnica teatral, carpintaria de peças – arte balizada, vedada, com compartimentos estanques à beleza e à verdade! – arena de circo para os palhaços da inteligência.

Porque o teatro não é uma forma

 

[7r]

 

da dança: é uma forma da literatura. Escreve-se para ser lido, não para ser número de circo. É a alma, e não a plateia que o teatro-arte se dirige.

Não há dúvida que toma bom caminho para a imortalidade a caranguejola do teatro europeia[1], puxada pelos |*engenhos| do momento – Battaille, Bernsatein, Henri – e outros dramaceiros da asneira candelária.

… E se o leitor perguntar a que propósito vem este assunto numa secção prefaciada como devendo-nos apenas uma crítica de mais livros, repare que uma peça que se escreve para representar é uma peça que se escreve para qualquer coisa que não possa ser e que um livro (porque uma peça é um livro) que se escreve que não se ler é, ispo facto, um mau livro…

Que de resto escrevendo para falar em actores na gente que lhes dá que fazer é |*contudo| a fazer mais só ††

 

[7v]

 

I.

Na sua essência, a arte é a confissão de que a vida não (nos) basta. A arte é uma construção de sonho. Mas, assim como os sonhos são tirados de imagens e {…} da vida – nela buscados – assim, a arte vai buscar à vida os materiais para a renegar e transcender.

A arte envolve 3 elementos: o elemento estético puro: a arte é a criação da beleza; o elemento em relação ao público – com o fim de entreter outrem e o fazer esquecer a vida; e o elemento {…}

_______

Na arte há 3 elementos: o estético, a arte, e o público.

 

 

[1] europeia/eu\

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/4581
Classificação
Literatura
Dados Físicos
Dados de produção
Português
Dados de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Palavras chave
Documentação Associada

Investigador Responsável: Fernando Cabral Martins (https://orcid.org/0000-0001-8481-5108)

O projeto 'Modernismo: Arquivo Virtual da Geração de Orpheu' tem como missão sistematizar informações, imagens e estudos sobre o Modernismo português.

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