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Almada Negreiros, [1954], FGG/DEP-AN

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Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Medium
Fernando Pessoa
BNP/E3, 14-3 – 72
BNP/E3, 14-3 – 72
Fernando Pessoa
Identificação
O Artificialismo.

[BNP/E3, 143 – 72]

 

O Artificialismo.

 

O romantismo foi um regresso artificial à natureza. A sua continuidade perfeita com o pseudoclassicíssimo nota-se bem. Os pseudoclássicos referiam-se em tudo à Natureza. Com um alargamento de tal conceito, os românticos se referiam a ela também. Porque todo o movimento social – literário ou outro – ao mesmo tempo que é uma reacção contra o movimento que o precede, é um prolongamento dele; ou, em outras palavras, é uma reacção contra ele, de dentro dele.

 

Todo o renascimento social se acha ligado a um regresso à Natureza. O romantismo foi um regresso artificial à natureza. De aí o ser, ao mesmo tempo que um renovamento da arte, um renovamento doentio dela.

 

O termo natureza compreende três ordens de factos, porque abrange os factos do mundo-exterior, os factos do mundo-interior. Equivale isto a dizer que o termo Natureza envolve, quanto à actividade humana que se possa dizer um regresso a ela, os factos da ciência, os factos da intuição psicológica, manifestada através da política, e os factos da parte crítica da filosofia (??????)

 

As épocas de renascimento ou renovação manifestam-se por uma actividade científica grande, por uma segura intuição política, e por uma atitude crítica na filosofia – construtivamente crítica, porém, não destrutivamente. (?????????)

 

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/4462
Classificação
Literatura
Dados Físicos
Dados de produção
Português
Dados de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Palavras chave
Documentação Associada

Investigador Responsável: Fernando Cabral Martins (https://orcid.org/0000-0001-8481-5108)

O projeto 'Modernismo: Arquivo Virtual da Geração de Orpheu' tem como missão sistematizar informações, imagens e estudos sobre o Modernismo português.

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