Virtual Archive of the Orpheu Generation

Databases Fernando Pessoa

Fernando Pessoa - Literary Theory

This digital edition of texts by Fernando Pessoa deals with the set of poetic theorizing writings from hisArchive and brings together essays, comments, notes, sketches and fragments about literature from the Portuguese author. The documents transcribed are in Fernando Pessoa’s Archive in the custody of the National Library of Portugal, with quota E3. All facsimiles are accompanied by a critical lesson and a paleographic transcription, which is available for download in the “PDF” field.

 

 

Medium
Fernando Pessoa
BNP/E3, 14-1 – 47
BNP/E3, 14-1 – 47
Fernando Pessoa
Identificação
[Sobre poesia lírica]

[BNP/E3, 141 – 47]

 

O que se chama a poesia lírica, isto é, a poesia que procede de um impulso emotivo do poeta e o objectiva sem o generalizar, {…}

 

Chama-se propriamente poesia lírica àquela que procede de um impulso do poeta e o objectiva sem o generalizar. Se o generaliza, de um modo ou de outro, é já propriamente, e por menos que ritmicamente o pareça, poesia didáctica.

 

O poeta lírico não deve pensar, ou, melhor, deve não pensar. Seu mister é dizer o que sentiu, sem se abalançar a dizer porque o sentiu, ou para que serviu o senti-lo. O poeta lírico sente porque sente, e não lhe serve de nada.

 

Estas frases não contêm, nem é de supor que possam conter, desprimor algum para a poesia lírica. Cada coisa está em seu género como deve estar nesse género. Estar com um pé num lado e outro em outro pode ser a vantagem para o equilíbrio físico; não o é para o psíquico. Não se ofende, com a observação acima feita, nem a grande sombra de Píndaro, nem os manes menores de Horácio.

 

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/4235
Classificação
Literatura
Dados Físicos
Dados de produção
Português
Dados de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Palavras chave
Documentação Associada