poetas-do-orpheu-1.jpg

Almada Negreiros, [1954], FGG/DEP-AN

poetas-do-orpheu-1.jpg

Almada Negreiros, [1954], FGG/DEP-AN

poetas-do-orpheu-1.jpg

Almada Negreiros, [1954], FGG/DEP-AN

poetas-do-orpheu-1.jpg

Almada Negreiros, [1954], FGG/DEP-AN

previous arrow
next arrow

 

Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Medium
Fernando Pessoa
BNP/E3, 14E – 48
BNP/E3, 14E – 48
Fernando Pessoa
Identificação
Cesário.

[BNP/E3, 14E – 48]

 

Cesário.

 

A novidade não é completa. Nas[1] Heras e Violetas de Guilherme Braga, há, na última parte, uma[2] poesia intitulada O Moinho: {…}

 

Já aqui está a nota descritiva que Cesário teria conhecido. Mas isto foi uma casualidade em Guilherme Braga, uma modalidade, atípica aliás, do seu génio. Cesário tem por temperamento, e não ocasionalmente, esse estilo. É a ele, portanto, que esse estilo pertence – e é ele o inovador. Quer ele visse e notasse, ou nem visse nem notasse, ou não notasse, tendo visto, essa poesia de Guilherme Braga – é de pequena importância averiguar. Naturalmente conheceu-a; possivelmente foi {…}. Mas, mesmo sem ela, ele com aquele temperamento, escreveria daquele modo. – De resto, entre essa poesia e as de Cesário, se há seme-

 

[48v]

 

lhanças, há desparecenças também. O tratamento do assunto não é à Cesário – baseado sob um sentimento; é uma simples descrição que não indica outro sentimento do que o achar bela a vida do homem nos campos e designadamente, e naquele caso, a do moleiro. Isto basta para que a divergência seja radical. Mas[3] a própria escolha do assunto não é da que Cesário sóia fazer.

 

 

[1] Nas /No\

[2] uma /esta\

[3] Mas /E\

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/3829
Classificação
Literatura
Dados Físicos
Dados de produção
Português
Dados de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Palavras chave
Documentação Associada
Cesário Verde, Cânticos do Realismo e Outros Poemas. 32 Cartas, Prefácio de Fialho de Almeida, Estudo crítico de Fernando Pessoa, Edição de Teresa Sobral Cunha, Lisboa, Relógio D’Água, 2006, pp. 227-229.

Investigador Responsável: Fernando Cabral Martins (https://orcid.org/0000-0001-8481-5108)

O projeto 'Modernismo: Arquivo Virtual da Geração de Orpheu' tem como missão sistematizar informações, imagens e estudos sobre o Modernismo português.

Como citar:  Sempre que os materiais do sítio Modern!smo forem utilizados, deve ser indicada a fonte. Devido à complexidade do website é necessário verificar no separador "normas de citação".


Modernismo is licensed under CC BY-NC-SA 4.0

Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://modernismo.pt/index.ph/home/contactos.

 

 

 

 O IELT é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos UIDB/00657/2020 com o identificador DOI https://doi.org/10.54499/UIDB/00657/2020 e UIDP/00657/2020 com o identificador DOI https://doi.org/10.54499/UIDP/00657/2020.