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Almada Negreiros, [1954], FGG/DEP-AN

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Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Medium
Fernando Pessoa
BNP/E3, 14E – 27
BNP/E3, 14E – 27
Fernando Pessoa
Identificação
A Vigária.

[BNP/E3, 14E – 27]

 

A Vigária.

 

Acabo de não poder ler La Jeune Parque de Paul Valéry. Igual coisa me tem sucedido com outros versos deste poeta, de sorte que a minha incompreensão não me foi novidade. Desejo, porém, para minha tranquilidade mental, analisar essa incompreensão. É o que vou fazer, de Mallarmé para cá, pois o poeta de nossos dias não é mais que a continuação idêntica do célebre simbolista.

 

Toda a obra de arte, creio – e creio porque o penso – é {…}

 

 

É uso, em certas terras de província, transportar ao apelido do marido, quando nos referimos à mulher, o feminino, se esse apelido é masculino. Assim a uma Maria, mulher de um José Preto, muitas vezes chamarão a Maria Preta. Usando deste douto exemplo – pois, estando nós em época de propaganda democrática, o povo é que dá a doutrina – direi que a poesia de Mallarmé e de Valéry é uma Vigaria. Digo-o sem ofensa alguma à memória do grande português que inventou, praticando-o, o Conto do Vigário.

 

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/3809
Classificação
Literatura
Dados Físicos
Dados de produção
Português
Dados de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Palavras chave
Documentação Associada
Rita Patrício, Episódios - Da Teorização Estética em Fernando Pessoa, Braga, Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, 2008 [cf. Rita Patrício, Episódios - Da Teorização Estética em Fernando Pessoa, Vila Nova de Famalicão, Húmus, 2012, p. 367].

Investigador Responsável: Fernando Cabral Martins (https://orcid.org/0000-0001-8481-5108)

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