poetas-do-orpheu-1.jpg

Almada Negreiros, [1954], FGG/DEP-AN

poetas-do-orpheu-1.jpg

Almada Negreiros, [1954], FGG/DEP-AN

poetas-do-orpheu-1.jpg

Almada Negreiros, [1954], FGG/DEP-AN

poetas-do-orpheu-1.jpg

Almada Negreiros, [1954], FGG/DEP-AN

previous arrow
next arrow

 

Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Medium
Fernando Pessoa
BNP/E3, 14C – 73
BNP/E3, 14C – 73
Fernando Pessoa
Identificação
O carácter {…} de Flaubert.

[BNP/E3, 14C – 73]

 

O carácter {…} de Flaubert.

 

II.

 

Flaubert, escreve M. Faguet no seu estudo sobre ele, era um tímido e um orgulhoso; um orgulhoso que é tímido, continua aquele escritor, é duas vezes tímido, e um tímido que é orgulhoso é duas vezes orgulhoso. Estas observações são exactas. Fornecem-nos a base para a investigação do carácter de Flaubert. Paremos pois aqui: timidez e orgulho eram as duas qualidades evidentes do carácter do romancista.

Principiemos o nosso exame.

|As formas basilares, fundamentais da loucura são três: loucura depressiva, loucura exaltiva, e |o que se pode chamar loucura mista|, loucura alternada ou circular, loucura enfim em que, duma forma ou doutra há depressão e exaltação. Esta classificação que é mais que evidente com respeito a loucura torna fácil a compreensão dos caracteres, estendendo-lhes nós esta fórmula de classificação. Porque ou esta classificação é fundamentalmente uma classi-|

 

[73v]

 

ficação dos caracteres, ou não são. Há 3 hipóteses: ou esta classificação se baseia {…}

 

Mas para que trazer a loucura para aqui? Não seria mais fácil dizer simples e inicialmente: há caracteres depressivos, exaltados e mistos? Para que partir da loucura (o mais complexo) para o carácter normal (o mais simples)? A resposta é fácil: nenhum estado normal é depressivo ou {…}, nenhum carácter normal é uma coisa ou outra. Mas um carácter normal pode atravessar uma crise, passar por anormalidade. Nesse caso uma das três causas tem de ser. Uma crise quer dizer um estado. Eis tudo. Não há normalmente caracteres depressivos ou exaltados; há caracteres variadamente mistos. O que há de normalmente exaltado ou depressivo são estados

 

 

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/3228
Classificação
Literatura
Dados Físicos
Dados de produção
Português
Dados de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Palavras chave
Documentação Associada
Fernando Pessoa, Escritos sobre Génio e Loucura, Edição de Jerónimo Pizarro, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2006, p. 435.

Investigador Responsável: Fernando Cabral Martins (https://orcid.org/0000-0001-8481-5108)

O projeto 'Modernismo: Arquivo Virtual da Geração de Orpheu' tem como missão sistematizar informações, imagens e estudos sobre o Modernismo português.

Como citar:  Sempre que os materiais do sítio Modern!smo forem utilizados, deve ser indicada a fonte. Devido à complexidade do website é necessário verificar no separador "normas de citação".


Modernismo is licensed under CC BY-NC-SA 4.0

Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://modernismo.pt/index.ph/home/contactos.

 

 

 

 O IELT é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos UIDB/00657/2020 com o identificador DOI https://doi.org/10.54499/UIDB/00657/2020 e UIDP/00657/2020 com o identificador DOI https://doi.org/10.54499/UIDP/00657/2020.