Virtual Archive of the Orpheu Generation

Databases Fernando Pessoa

Fernando Pessoa - Literary Theory

This digital edition of texts by Fernando Pessoa deals with the set of poetic theorizing writings from hisArchive and brings together essays, comments, notes, sketches and fragments about literature from the Portuguese author. The documents transcribed are in Fernando Pessoa’s Archive in the custody of the National Library of Portugal, with quota E3. All facsimiles are accompanied by a critical lesson and a paleographic transcription, which is available for download in the “PDF” field.

 

 

Medium
Fernando Pessoa
BNP-E3, 19 - 107-107a
BNP-E3, 19 - 107-107a
Fernando Pessoa
Identificação
A Ternura Lusitana ou A Alma da Raça

[19 – 107-107a]

 

A Ternura Lusitana

             ou

             A Alma da Raça

O costume de definir o português como essencialmente lírico, ou essencialmente amoroso – absurdo, porque não há povo quase nenhum que não seja estas duas coisas. Ao mesmo tempo vê-se que, ainda que a expressão falhe, há qualquer coisa de verdade, que não chega a descobrir-se, nestas frases.

O que é que há de quase-indefinivelmente português, de portuguesmente comum, excepto a língua, a Bernardim Ribeiro, Camões, Garrett, Antero de Quental, António Nobre, Junqueiro, Correia de Oliveira, Pascoaes, Mário Beirão?

Em primeiro lugar, é uma ternura. Mas o que é essa[1] ternura?

 

[107ar]

 

Ternura vaga e {…} em Bernardim Ribeiro, ternura que rompe a casca de estrangeirismo de Camões, no seu auge ternura heróica, ternura metafísica em Antero (curiosíssima fase da ternura que dá corpo ao abstracto, e pode amar realmente um Deus que seja relativamente uma fórmula matemática); ternura por si-próprio e pela sua terra – esquiva, espontânea e com o lado-tristeza acentuado, em António Nobre (artigo sobre o Sá-Carneiro), ternura pela paisagem em Fialho, ternura que chega a assomar às janelas da alma de Eça de Queiroz.

Chamar ao sol “solzinho de Deus” é um fenómeno especial da ternura. Nessas frases do povo está o gérmen de todo o pátrio.

 

 

[1] essa /uma\

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/2808
Classificação
Literatura
Dados Físicos
Dados de produção
Português
Dados de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Palavras chave
Documentação Associada
Fernando Pessoa, Páginas de Estética e de Teoria e Crítica Literárias, Textos estabelecidos e prefaciados por Georg Rudolf Lind e Jacinto do Prado Coelho, Lisboa, Edições Ática, 1966, pp. 349-350.