Reunião de textos, desenhos geométricos e outros esboços a propósito da investigação sobre o retábulo imaginado para o Mosteiro da Batalha, em particular a propósito da sigla. As folhas, formalmente heterogéneas, que compõem o conjunto encontram-se dentro de uma mesma pasta, no entanto não parece provável que tenha sido o autor a reunir estes elementos. Contém vários documentos e inscrições de interesse que aqui se elencam:
- “A única entidade À qual me dirigi é internacional a UNESCO. A sua resposta foi a seguinte: os dois vogais da comissão para o parecer, Prof.s Huxley e Mosare dizem: o primeiro , ser a primeira vez que ouve falar de relação 9/10; o segundo, que não adianta nada sobre a relação 9/10. A entidade oficial portuguesa Instituto Nacional de Alta Cultura concedeu-me uma bolsa de viagem: vinte mil escudos. Agradeci. Desde 1916 a 1961 faz 45 anos, à minha custa, do presente estudo. Na mesma página refere directamente o quadrado preto do retábulo imaginado como “quadrado para relíquia”
- contém estudos das proporções do Ecce Homo
- descrição da sigla como G (Geometria, Gnose e sétima letra) e V (cinco romano)
- contém múltiplos desenhos “cinematografias geométricas” da sigla
- contém a inscrição “Charles Sterling “Les Primitifs Français” Paris, Flerry 1938”
- Refere ainda termos como “Jogo do Sagrado” ou ”relampagos do movimento perpétuo”, ligados à relação 9/10 e ao conceito de analogia.
- Inclui ainda uma reprodução fotográfica da obra ANSA-A-121
- Inclui ainda dois hors-texte (impressos) com a disposição dos seis painéis segundo a proposta de José de Bragança e Almada. Um deste revela elucubrações geométricas que não são as de Almada para justificar a disposição. Estes impressos serão anteriores a 1940 já que referem que a disposição dos seis painéis se mantinha a originalmente usada no MNAA.