Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Mário de Sá-Carneiro

O Arquivo Mário de Sá-Carneiro (1890-1916), poeta modernista, inclui correspondência, cadernos e manuscritos, bem como a obra publicada no seu tempo de vida. Muitos destes documentos foram reunidos por François Castex, professor e escritor francês, e encontram-se conservados na Biblioteca Nacional de Portugal. Reúne-se aqui também o conjunto das cartas enviadas pelo autor ao seu amigo Fernando Pessoa.

Os documentos completos encontram-se no campo “PDF” e os manuscritos foram transcritos no campo “Edição”. 

 

Medium
Mário de Sá-Carneiro
Esp.115/6_49
Esp.115/6_49
Sá-Carneiro, Mário de
Identificação
Bilhete-postal a Fernando Pessoa
Bilhete-postal a Fernando Pessoa

Bilhete-postal enviado de Paris, no dia 7 de outubro de 1915. 

 

**

Paris – Outubro 1915

Dia 7

Meu Querido Amigo,

 

Recebida hoje a sua carta de 2 – breve mas interessantíssima. Delirei, positivamente delirei, do frontispício da Cena do Ódio. Transmita ao Almada todo o meu entusiasmo! Urge que ele faça o impossível por publicar a plaquette. Não é assim tão caro. Decerto menos que 30 000 réis chegam. Faça você o possível por o entusiasmar. Eu vou-lhe escrever também breve, por minha parte.

– Interessante Burity sem dúvida connosco, ou vejo as «perversões». Ir para o quarto com o Ramalho – de primeira ordem!!! O Dominó é do Alberto Barbosa. Averigue como lá aparecemos pois tenho bastante curiosidade

– Gostei das notícias do Rola. Quando vir o irmão diga-lhe que lhe transmito as minhas saudades. Impossível quase adaptar ideia de «mato» com o Rola... Enfim... A propósito de África: O D. Tomás sempre foi para Angola? Já lhe perguntei mas você não me explicou. Por mim, nada a dizer-lhe.

Muito obrigado por todos os esforços sobre os fundos. Vamos a ver se a massa sempre chega como o Augusto lhe garantiu...

ESCREVA MUITO SEMPRE.

Adeus.

Mil abraços do seu muito dedicado

Mário de Sá-Carneiro

 
https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/5681
Classificação
Espólio Documental
Correspondência
Dados Físicos
Tinta preta sobre bilhete-postal.
Dados de produção
1915 Outubro 7
Inscrita.
Fernando Pessoa
Português
Dados de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Bom
Biblioteca Nacional de Portugal
Palavras chave
Paris
Documentação Associada
Sá-Carneiro, Mário de, Cartas de Mário de Sá-Carneiro a Fernando Pessoa, ed. Manuela Parreira da Silva, Assírio & Alvim, Lisboa, 2001.
Esp.115
Na transcrição das cartas: a ortografia foi actualizada e as gralhas evidentes corrigidas, mantendo, contudo, as elisões com apóstrofo e todas as singularidades da pontuação usada por Mário de Sá-Carneiro, bem como a forma original das datas, muitas vezes com o nome dos meses em letra minúscula ou abreviado. O título da revista Orpheu foi mantido na forma sempre usada por Sá-Carneiro – Orfeu. Foram mantidas, igualmente, as versões de versos e de outros trechos literários mais tarde corrigidos ou refundidos pelo poeta.