Virtual Archive of the Orpheu Generation

Mário de Sá-Carneiro

The Virtual Archive of Mário de Sá-Carneiro (1890-1916), modernist poet, includes his correspondence, notebooks, manuscripts and published work during his lifetime. Most of these documents were gathered by François Castex, French intellectual, and are kept at the National Library of Portugal. Also included here are letters sent by the author to his great friend Fernando Pessoa.

The full documents can be found in the 'PDF' box and the manuscripts have been transcribed in the 'Edition' box. 

 

 

Medium
Mário de Sá-Carneiro
Esp.115/5_13
Esp.115/5_13
Sá-Carneiro, Mário de
Identificação
Bilhete-postal a Fernando Pessoa
Bilhete-postal a Fernando Pessoa

Bilhete-postal enviado de Paris, no dia 11 de Julho de 1914. 

 

 **

 

Em Ouro, Saúde – interseccionadamente!... recebi a sua carta que muito agradeço – e de joelhos lhe peço de novo perdão por toda a maçada que lhe tenho dado. Perdão e mil emboras!... Estupores, lepidópteros os livreiros! Mas em todo o caso os 50 francos eram supérfluos: livros, teatro... e ceroulas... Paciência, será para o mês que vem! Vou escrever ao meu Pai pedindo que não pague a conta, expondo-lhe o assunto dos Princípios. Quem fica assim tramados são eles a quem pelo mesmo correio escrevo este postal: «Ex.os Sr. Ferreira, limitada: Tenho o vivo pesar de comunicar a V.Ex.as que antes de entregarem os meus volumes também aí não será saldada a minha conta. Com efeito previno pelo mesmo correio o meu Pai do interessante episódio... Sem mais, sou com toda a consideração de V. Ex.as at. vene. criado muito grato Mário de Sá-Carneiro.»

Novidades, nem meia. Um calor horrível e um hediondo ar de festança popular: o 5 de outubro cá da terra. Eu literariamente inactivo, reservo-me para quando estiver mais fresco... O Pacheco está em Lisboa quando você receber este postal – deve ter aí chegado na terça-feira. Mando-lhe um abraço grande por ele – e já agora peço que lhe dê outro meu – em última hora... O Guisado afinal quando vai para a Galiza? Dê-lhe muitas saudades minhas! E o Côrtes-Rodrigues, sabe dele?...Bem, meu Querido Amigo, até breve – e perdoe ir hoje só um postal.

Adeus! Agradecimentos repetidos e um gigantesco abraço!...

Escreva sempre.

 

O seu Mário de Sá-Carneiro

11 julho 1914

 
https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/5742
Classificação
Espólio Documental
Correspondência
Dados Físicos
Tinta preta sobre bilhete-postal.
Dados de produção
1914 Julho 11
Inscrita.
Fernando Pessoa
Português
Dados de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Bom
Biblioteca Nacional de Portugal
Palavras chave
Paris
Documentação Associada
Sá-Carneiro, Mário de, Cartas de Mário de Sá-Carneiro a Fernando Pessoa, ed. Manuela Parreira da Silva, Assírio & Alvim, Lisboa, 2001.
Esp.115
Na transcrição das cartas: a ortografia foi actualizada e as gralhas evidentes corrigidas, mantendo, contudo, as elisões com apóstrofo e todas as singularidades da pontuação usada por Mário de Sá-Carneiro, bem como a forma original das datas, muitas vezes com o nome dos meses em letra minúscula ou abreviado. O título da revista Orpheu foi mantido na forma sempre usada por Sá-Carneiro – Orfeu. Foram mantidas, igualmente, as versões de versos e de outros trechos literários mais tarde corrigidos ou refundidos pelo poeta.