Virtual Archive of the Orpheu Generation

Mário de Sá-Carneiro

The Virtual Archive of Mário de Sá-Carneiro (1890-1916), modernist poet, includes his correspondence, notebooks, manuscripts and published work during his lifetime. Most of these documents were gathered by François Castex, French intellectual, and are kept at the National Library of Portugal. Also included here are letters sent by the author to his great friend Fernando Pessoa.

The full documents can be found in the 'PDF' box and the manuscripts have been transcribed in the 'Edition' box. 

 

 

Medium
Mário de Sá-Carneiro
Esp.115/6_59
Esp.115/6_59
Sá-Carneiro, Mário de
Identificação
Carta a Fernando Pessoa
Carta a Fernando Pessoa

Carta enviada de Paris, no dia 10 de novembro de 1915. 

 

 **


Paris 10 Novembro 1915

Meu Querido Amigo,

 

Afinal você prometeu-me uma carta para ontem – e nem ontem, nem hoje... Até agora o artigo da Ilustração não apareceu. Tanto melhor – apesar de ter piada. Outra coisa que tem piada: jantei e almocei hoje com o Hermano Neves – que me convidou para colaborador dum jornal A Tribuna que vai fazer sair no 1.o de janeiro próximo!!... Tem graça há-de concordar... Outro dia também de súbito, num music-hall, o Scala, ouvi perto de mim: «Olha, aquele é o gajo do Orfeu»... Três portugueses democráticos que nem de vista daí conheço... É curioso também, pois não é? Mesmo em Paris – tantos meses passados. Uma força, ah! sem dúvida, o nosso Orfeu. O H. Neves falou de si, dizendo que se indignou só no momento com o caso do A. C.=A. C. [sic] Que depois não o tornou a ver, senão se teria explicado delicadamente consigo, sobretudo por causa da «bebedeira» que só escreveu por estar zangado, enervado, no momento, mas de que ficou arrependido. Continua sempre a ter graça...

– Mando-lhe junto um soneto, que não me parece muito bom – sobre o eterno Erro, astro directriz da minha Sorte. (Pied-de-nez é o gesto garoto de pôr os dedos como trombeta sobre o nariz, fazendo troça.) Diga você o que pensa sobre o estuporinho. E disponha dele se o achar aproveitável para a antologia Guisado-Mira.

Mas creio bem que não. Você dirá! Por hoje – adeus.

Escreva sempre!

Mil saudades – um grande abraço

o muito seu
Mário de Sá-Carneiro

Abraços Pacheco e Vitoriano.

Recomendações Almada N. Diga a este pequeno que venha para Paris como ele disse que ia fazer ao H. Neves.

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/5686
Classificação
Espólio Documental
Correspondência
Dados Físicos
Tinta preta sobre papel liso timbrado ("Café Restaurant d'Orsay") e sobrescrito.
Dados de produção
1915 Novembro 10
Inscrita.
Fernando Pessoa
Português
Dados de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Bom
Biblioteca Nacional de Portugal
Palavras chave
Paris
Orpheu, Futurismo, Modernismo
Documentação Associada
Sá-Carneiro, Mário de, Cartas de Mário de Sá-Carneiro a Fernando Pessoa, ed. Manuela Parreira da Silva, Assírio & Alvim, Lisboa, 2001.
Esp.115
Na transcrição das cartas: a ortografia foi actualizada e as gralhas evidentes corrigidas, mantendo, contudo, as elisões com apóstrofo e todas as singularidades da pontuação usada por Mário de Sá-Carneiro, bem como a forma original das datas, muitas vezes com o nome dos meses em letra minúscula ou abreviado. O título da revista Orpheu foi mantido na forma sempre usada por Sá-Carneiro – Orfeu. Foram mantidas, igualmente, as versões de versos e de outros trechos literários mais tarde corrigidos ou refundidos pelo poeta.