Virtual Archive of the Orpheu Generation

Mário de Sá-Carneiro

The Virtual Archive of Mário de Sá-Carneiro (1890-1916), modernist poet, includes his correspondence, notebooks, manuscripts and published work during his lifetime. Most of these documents were gathered by François Castex, French intellectual, and are kept at the National Library of Portugal. Also included here are letters sent by the author to his great friend Fernando Pessoa.

The full documents can be found in the 'PDF' box and the manuscripts have been transcribed in the 'Edition' box. 

 

 

Medium
Mário de Sá-Carneiro
Esp.115/6_45
Esp.115/6_45
Sá-Carneiro, Mário de
Identificação
Carta a Fernando Pessoa
Carta a Fernando Pessoa

Carta enviada de Paris, no dia 30 de setembro de 1915. 

 

 **

Paris – Setembro de 1915

Dia 30

Meu Querido Amigo,

 

Para meu sossego venho pedir-lhe que diga na Livraria – se porventura não satisfizeram o meu pedido – para em todo o caso, de modo algum, deixarem de me enviar 40 francos de maneira que eu os receba sem falta alguma a 14 outubro limite máximo. Eu lhe explico: Com efeito até esse dia chega-me o dinheiro. A 15 devo receber do meu Pai – mas há sempre um pequeno atraso. Assim antes de 18 ou 19 (tanto mais que 17 é Domingo) não receberei o dinheiro de África – precisando por consequência do de Lisboa para fazer a ponte. Isto tem para mim uma grande importância. Assim peço vivamente que não descuide o assunto – e mostre mesmo esta carta ao Augusto ou ao Ex.mo Sr. Monteiro, explicando bem as coisas e pedindo-lhes muito em meu nome que não deixem de me enviar a importância de forma que eu a receba com a máxima certeza no dia 14. Para isto é necessário que ela saia de Lisboa, o mais tardar, no dia 9. 30 francos bastar-me-iam caso houvesse muita dificuldade em me ser enviada a importância pedida. Creio entretanto que isso não sucederá. Mas não deixe de fazer ver bem como me seria desagradável se não recebesse algum dinheiro no dia 14 o mais tardar. Tanto o Sr. Monteiro como todos na Livraria têm sido duma tal amabilidade comigo que estou certo não me recusarão este inestimável serviço – que o meu caro Fernando Pessoa, em meu nome, muito especialmente agradecerá ao Ex.mo Sr. Monteiro – a quem peço que apresente ao mesmo tempo os meus melhores cumprimentos.

Sem mais, esperando que o meu querido amigo não descure este assunto que tem para mim uma grande importância – envio-lhe mil saudades e um grande abraço de toda a alma

o seu, seu Mário de Sá-Carneiro

P. S. – Peço também para lembrar na Livraria os volumes que pedi me enviassem.

Para certeza absoluta a carta com o dinheiro deve partir a 8 pois já tenho muita vez recebido correspondência com 6 dias de marcha. 

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/5673
Classificação
Espólio Documental
Correspondência
Dados Físicos
Tinta preta sobre papel quadriculado e sobrescrito.
Dados de produção
1915 Setembro 30
Inscrita.
Fernando Pessoa
Português
Dados de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Bom
Biblioteca Nacional de Portugal
Palavras chave
Paris
Orpheu, Futurismo, Modernismo
Documentação Associada
Sá-Carneiro, Mário de, Cartas de Mário de Sá-Carneiro a Fernando Pessoa, ed. Manuela Parreira da Silva, Assírio & Alvim, Lisboa, 2001.
Esp.115
Na transcrição das cartas: a ortografia foi actualizada e as gralhas evidentes corrigidas, mantendo, contudo, as elisões com apóstrofo e todas as singularidades da pontuação usada por Mário de Sá-Carneiro, bem como a forma original das datas, muitas vezes com o nome dos meses em letra minúscula ou abreviado. O título da revista Orpheu foi mantido na forma sempre usada por Sá-Carneiro – Orfeu. Foram mantidas, igualmente, as versões de versos e de outros trechos literários mais tarde corrigidos ou refundidos pelo poeta.