Identificação
[BNP/E3, 145 – 84r-842]
Filologia românica.
Alexandria. Na Grécia dum outro tempo houve uma escola em Pérgamo. Teses opostas às dos Alexandrinos. Sobre a história do teatro dizia Aristóteles dos monumentos didascálidos. Biografias dos poetas – não distinguir na evolução os poetas míticos e poetas, como não distinguir entre mito e história, tornar-se em artistas de histórias. Evoluir dentro de uma história universal aparentemente dada. †
Na verdade nada.
Antígona menos massada.
[84v]
As obras do ocidente pouco a pouco foram desaparecendo. Não foi uso a obra excluir isso das barbáries na Espanha castelhana nem † também na Inglaterra. Chegou ainda ver de lá sair – Alcuíno – Irlanda (chamada ilha dos gálicos).
Clérgia (a ciência especial à parte clerical)
Querendo-se saber na Universidade de Paris se o azeite congelava, não se recorreu à observação mas sim a Plínio (ou de Aristóteles)
[842r]
Duns Scotus porque era Deus masculino, e divinitas feminina. Explicação: Deus é masculino quando dá ao homem o que ele pede, e feminino quando escuta as suas preces!!!! Temperamento filosófico céltico. Kant era pelo pai de origem escocesa. A burra de Buridan. Agir e fim. A burra é a nossa consciência. Vamos para o maior peso. Diz um psicólogo alemão que a burra de Buridan é assim tal que é uma fórmula imortal. Latim da idade média não deixa de ter a sua energia. O famoso Dies irae.