Imprimir

Medium

Fundo
Fernando Pessoa
Cota
BNP/E3, 14-4 – 85-85a
Imagem
[Sobre literatura inglesa]
PDF
Autor
Fernando Pessoa

Identificação

Titulo
[Sobre literatura inglesa]
Titulos atríbuidos
Edição / Descrição geral

[BNP/E3, 144 – 85-85a]

 

Começa-se a falar no povo como numa realidade. Aquele período foi o romper da democracia. Foi excessivo; caiu. Mas a semente estava lançada à terra. Desde Cromwell e não desde Drake é que o povo inglês vale o que vale. Pensar o romantismo é romântico.

 

[85v]

 

Consumou profundamente a beleza austera daqueles sonetos. Sentimo-nos não dispostos directamente a admirar, como perante Shakespeare, mas a respeitar. É o sentimento quase exclusivo que nos ocupa ante essa obra.

_______

Não é bondade, é justiça. Shelley era melhor do que Milton. Podemos amar Shelley; Milton está um tanto além da esfera das coisas que amamos, mesmo das que admiramos. Respeitamo-lo e a admiração que haja em nós por ele está envolta nesse respeito.

 

[85ar]

 

A nota dominante de Milton é a nota moral. Mesmo no puramente artístico a solenidade e a sobriedade que coexiste com a beleza faz transparecer a austeridade do carácter. Em Milton moral e imaginação estão ligadas, duas formas nele da sua grandeza de alma.

Nos isabelianos a imaginação é essencial; em Milton o carácter. A poesia de Milton é a poesia da austeridade, da sinceridade. (É essa, de resto, a qualidade mais alta da raça inglesa máxima.)

 

[85av]

 

A poesia de Milton resume-se nisto: a grandeza de alma tornada poesia[1]. Os vários elementos dessa grandeza vão-se manifestando no belo. Nos 1os poemas temos a sobriedade tornada beleza; nos sonetos é a austeridade, nos épicos a solenidade (ou fé) e no Samson Agonistes a solidão que se incarna com beleza respectivamente. Lindamente bem o mediu, no célebre soneto (cheio ele mesmo do espírito miltónico): – {…}

 

 

[1] poesia /beleza\

Notas de edição

Classificação

Categoria
Literatura
Subcategoria

Dados Físicos

Descrição Material
Dimensões
Legendas

Dados de produção

Data
Notas à data
Datas relacionadas
Dedicatário
Destinatário
Idioma
Português

Dados de conservação

Local de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Estado de conservação
Proprietário
Historial

Palavras chave

Locais
Palavras chave
Nomes relacionados

Documentação Associada

Bibliografia
Publicações
Fernando Pessoa, História da Literatura Inglesa, edição de Nuno Ribeiro & Cláudia Souza, Lisboa, 2021, pp. 40-41.
Exposições
Itens relacionados
Bloco de notas