Imprimir

Medium

Fundo
Fernando Pessoa
Cota
BNP/E3, 14-4 – 74
Imagem
The Detective Story.
PDF
Autor
Fernando Pessoa

Identificação

Titulo
The Detective Story.
Titulos atríbuidos
Edição / Descrição geral

[BNP/E3, 144 – 74]

 

The Detective Story.

 

 The intervention of what may be called occult elements is also to be considered as illegitimate, except when it is a supplementary item, part of the atmosphere of the tale, and not directly connected with the plot as a plot. This occult atmosphere, legitimately given because it might be cut out without affecting the plot in itself, is admirably given in Mary Roberts Rinehart’s “The Mystery Lamp”.

 

In all things there are graduations; from the pure thriller, or tale of adventure, to the pure tale of detection there are numberless degrees.

 

An example of the illegitimate position of the theme is one of the Thorndyke short stories, which, for obvious reasons, I shall not name. Here Jervis, come up against a case which involves a pathological detail, sums up, to a brother practitioner, the medical possibilities. When Thorndyke comes in, and the solution is given, it is found that Jervis was wrong because he overlooked one disease which could also have the effect he was considering. This is illegitimate, because the reader, unless he happens to be a medical man, who can discover the omission, naturally presumes that Jervis has enumerated all the diseases which fit the circumstance. It does not occur to him that Jervis may be overlooking something. He is illegitimately deceived. It is very natural that Jervis should have overlooked the particular disease which yields the solution, but his forgetfulness is what may be called a coincidence the other way about, and is therefore inadmissible. The tale, otherwise quite interesting, beaks down artistically on that rock.   

 

 

[BNP/E3, 144 – 74]

 

A história policial.

 

A intervenção do que se pode denominar de elementos ocultos também deve ser considerada ilegítima, excepto quando se trata de um item suplementar, parte da atmosfera do conto, e não directamente ligada ao enredo como enredo. Esta atmosfera oculta, dada legitimamente porque pode ser cortada sem afectar o enredo em si, é admiravelmente dada em "The Mystery Lamp" de Mary Roberts Rinehart. 

 

Em todas as coisas existem graduações; do puro suspense, ou conto de aventura, ao puro conto de detecção, existem inúmeros graus. 

 

Um exemplo da posição ilegítima do tema é um dos contos de Thorndyke, que, por razões óbvias, não vou citar. Aqui Jervis, deparar-se com um caso que envolve um detalhe patológico, resume, para um irmão médico, as possibilidades médicas. Quando Thorndyke chega e a solução é dada, descobre-se que Jervis estava errado, porque ele negligenciou uma doença que também poderia ter o efeito que ele estava considerando. Isso é ilegítimo, porque o leitor, a menos que seja um médico, que pode descobrir a omissão, naturalmente presume que Jervis enumerou todas as doenças que se enquadram na circunstância. Não ocorre a ele que Jervis pode estar negligenciando alguma coisa. Ele está ilegitimamente enganado. É muito natural que Jervis tenha esquecido a doença específica que produz a solução, mas o seu esquecimento é o que pode ser chamado de coincidência ao contrário e, portanto, é inadmissível. A história, de outra forma bastante interessante, quebra-se artisticamente naquela rocha.

 

Notas de edição
Identificador
https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/4629

Classificação

Categoria
Literatura
Subcategoria

Dados Físicos

Descrição Material
Dimensões
Legendas

Dados de produção

Data
Notas à data
Datas relacionadas
Dedicatário
Destinatário
Idioma
Inglês

Dados de conservação

Local de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Estado de conservação
Entidade detentora
Historial

Palavras chave

Locais
Palavras chave
Nomes relacionados

Documentação Associada

Bibliografia
Publicações
Fernando Pessoa, Histórias de um Raciocinador e o Ensaio «História Policial», edição e tradução de Ana Maria Freitas, Lisboa, Assírio & Alvim, 2012, pp. 243-243.
Exposições
Itens relacionados
Bloco de notas