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Fundo
Fernando Pessoa
Cota
BNP/E3, 14-2 – 33
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[Sobre os “English Poems” de Fernando Pessoa]
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Autor
Fernando Pessoa

Identificação

Titulo
[Sobre os “English Poems” de Fernando Pessoa]
Titulos atríbuidos
Edição / Descrição geral

[BNP/E3, 142 – 33]

 

The five poems which form this volume, though each is obviously independent of any and of all, are nevertheless linked by the circumstance that they are or represent stages in historical psychology. They express five concepts of the world considered through the sexual emotion, and are thus Weltanschauungen of the instinctive.

 

The first poem, Antinous, represents the Greek concept of sexual world. Like all primitive concepts, it is elaborate; like all innocent concepts, it is substantially perverse. That it may show up as primitive, the emotion depicted is purposely a non-primitive one; that it may blossom as innocent, it is developed not a metaphysics, but, as is right in innocence, the metaphysics is added to, not put into, the substance of the main theme.

 

The second poem, Epithalamium, represents the Roman concept of the sexual world. It is brutal, like all colonial emotion; bestial, like all natural things, when they are secondary, as they were with men like the Romans, who were animals guarding a state. In this poem there is no metaphysics. In this poem there could be no perversity. The setting, as in Antinous, has no converse with the theme. A normal Christian marriage is the setting; against that dull black scenario the animalism of the Roman instinct is made to stand out like a naked monster born of the world.

 

The third poem, Prayer to a Woman’s Body, represents the Christian concept of the sexual world. It has nothing to do with the Christian concept of the world itself, as, indeed, the normal Christian has nothing to do with it. The confusion of the sensual and of the spiritual, which the Christian mystics apply to saints of the other sex, {…}

 

 

[BNP/E3, 142 – 33]

 

Os cinco poemas que formam este volume, embora cada um seja obviamente independente de qualquer um e de todos, estão, no entanto, ligados pela circunstância de serem ou representarem estágios na psicologia histórica. Eles expressam cinco conceitos de mundo considerados através da emoção sexual, e são, portanto, Weltanschauungen do instintivo. 

 

O primeiro poema, Antinous, representa o conceito grego de mundo sexual. Como todos os conceitos primitivos, é elaborado; como todos os conceitos inocentes, é substancialmente perverso. Para que possa aparecer como primitiva, a emoção retractada é propositalmente não primitiva; para que possa florescer como inocente, é desenvolvida não uma metafísica, mas, como é certo na inocência, a metafísica é acrescentada, e não colocada, na substância do tema principal. 

 

O segundo poema, Epithalamium, representa o conceito romano do mundo sexual. É brutal, como toda emoção colonial; bestial, como todas as coisas naturais, quando são secundárias, como acontecia com homens como os romanos, que eram animais que guardavam um estado. Neste poema não há metafísica. Neste poema não poderia haver perversidade. O cenário, como em Antínous, não tem relação com o tema. Um casamento cristão normal é o cenário; contra esse cenário tedioso e sombrio, o animalismo do instinto romano destaca-se como um monstro nu nascido do mundo. 

 

O terceiro poema, Prayer to a Woman’s Body, representa o conceito cristão do mundo sexual. Não tem nada a ver com o conceito cristão do mundo em si, como, de facto, o cristão normal nada tem a ver com isso. A confusão do sensual e do espiritual, que os místicos cristãos aplicam aos santos do outro sexo, {…}

 

 

Notas de edição
Identificador
https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/4285

Classificação

Categoria
Literatura
Subcategoria

Dados Físicos

Descrição Material
Dimensões
Legendas

Dados de produção

Data
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Dedicatário
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Idioma
Inglês

Dados de conservação

Local de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
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