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Fernando Pessoa
Cota
BNP/E3, 14E – 86
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Defects of Shakespeare
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Autor
Fernando Pessoa

Identificação

Titulo
Defects of Shakespeare
Titulos atríbuidos
Edição / Descrição geral

[BNP/E3, 14E – 86]

 

  1. C. Bucknill: The Psychology of Shakespeare. 1859
  2. Onimus: La psychologie dans les drames de Shakespeare. 1876.
  3. Massey: The Secret Drama of Shakespeare’s Sonnets unfolded. 2nd. Ed. 1872.
  4. Morgan: Venus and Adonis, Study in Warwickshire Dialect. N. Y. 1885.

 

 

Defects of Shakespeare

 

– Shakespeare’s tendency to isolate characters. He cuts off from Iago the logical motives for his hatred (v. Pellissier, p. 85 86) and lets him stand by himself, the mere hater. – So with Hamlet.

 

– The unity of Shakespeare’s play is not dramatic but lyric.

 

– N. p. 114. – le pathetique = These processes indicate a lack of sobriety, an impatience, a hurry – they do not necessarily indicate dramatic incapacity. – There is dramatic incapacity in Shakespeare – but it is not here.[1]

 

[86v]

 

M. {…}

Copied

_______

M {…}

_______

A minha figura foi exterior heráldica de mais para possuir mais do que de longe, e só na sua ideia profunda, a realidade das flores do jardim.

_______

– chama… A linha dos montes tem uma renda curta de balançadas sombras… (Toda a minha nota é em vermelho)

_______

All that Pellissier’s chapter on Macbeth proves, we know already, namely that Shakespeare has no underlying moral idea in his plays.[2]

 

 

[1] Defeitos de Shakespeare

 

- A tendência de Shakespeare para isolar personagens. Ele extirpa de Iago os motivos lógicos do seu ódio (v. Pellissier, p. 85 86) e deixa-o ficar sozinho, aquele que simplesmente odeia. - O mesmo acontece com Hamlet. 

 

- A unidade da peça de Shakespeare não é dramática, mas lírica. 

 

- N. p. 114. - le pathetique = Estes processos indicam falta de sobriedade, impaciência, pressa - não indicam necessariamente uma incapacidade dramática. - Há uma incapacidade dramática em Shakespeare - mas não está aqui.

[2] Tudo o que o capítulo de Pellissier sobre Macbeth prova já sabemos, isto é, que Shakespeare não tem nenhuma ideia moral subjacente às suas peças.

Notas de edição
Identificador
https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/3864

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Literatura
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Dados Físicos

Descrição Material
Dimensões
Legendas

Dados de produção

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Idioma
Inglês

Dados de conservação

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Biblioteca Nacional de Portugal
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Documentação Associada

Bibliografia
Publicações
Pauly Ellen Bothe, Apreciações literárias de Fernando Pessoa, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2013, pp. 242; 509-510.
Exposições
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