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Fundo
Fernando Pessoa
Cota
BNP/E3, 14E – 37
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[Sobre Cesário Verde]
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Autor
Fernando Pessoa

Identificação

Titulo
[Sobre Cesário Verde]
Titulos atríbuidos
Edição / Descrição geral

[BNP/E3, 14E – 37]

 

Cesário independente

(1) Da psicologia poética portuguesa

(2) Da psicologia poética romântica.

(3) Da psicologia poética descritiva.

(4) Da psicologia poética geral.

______________________________________________________________

He is one and the only one in his kind. Naturalist poetry – to be poetry and to be naturalist – can be but one kind – that is Cesário’s. There is no room in that species for any variations.

______________

In any literary work the last engaging or arresting part is generally the descriptive. When description becomes engaging it must be indeed masterly.

A. R. says so

This Cesário does.

_______

Cesário describes without any subjectiveness in the description. Sometimes the object described is entirely objective; at others

 

[37v]

 

he joins a souvenir to it. But this sentiment does not alter the objective character of the description; it is not mixed with it, it is added.

|It is on this that one of his peculiarities is based – that abrupt passing from a description to a sentiment. He does not link them – so he puts them one after the other.|[1]

 

 

 

[1] [BNP/E3, 14E – 37]

______________________________________________________________

Ele é o único na sua espécie. A poesia naturalista - para ser poesia e para ser naturalista - só pode ser de uma espécie - isto é, a de Cesário. Não há espaço nessa espécie para quaisquer variações.

______________

Em qualquer obra literária, a última parte envolvente ou cativante é geralmente a descritiva. Quando a descrição se torna envolvente, ela deve ser de facto magistral.

A. R. diz isso

É isto que Cesário faz.

_______

Cesário descreve sem nenhuma subjectividade na descrição. Às vezes, o objecto descrito é inteiramente objectivo; noutras 

 

[37v]

 

ele junta-lhe uma lembrança. Mas esse sentimento não altera o carácter objectivo da descrição; não é misturado com ele, é-lhe adicionado.

|É nisso que se baseia uma das suas peculiaridades - aquela passagem abrupta de uma descrição para um sentimento. Ele não os liga - então coloca-os um após o outro.|

Notas de edição
Identificador
https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/3822

Classificação

Categoria
Literatura
Subcategoria

Dados Físicos

Descrição Material
Dimensões
Legendas

Dados de produção

Data
Notas à data
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Dedicatário
Destinatário
Idioma

Dados de conservação

Local de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Estado de conservação
Entidade detentora
Historial

Palavras chave

Locais
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Nomes relacionados

Documentação Associada

Bibliografia
Publicações
Cesário Verde, Cânticos do Realismo e Outros Poemas. 32 Cartas, Prefácio de Fialho de Almeida, Estudo crítico de Fernando Pessoa, Edição de Teresa Sobral Cunha, Lisboa, Relógio D’Água, 2006, p. 240.
Exposições
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