Imprimir

Medium

Fundo
Fernando Pessoa
Cota
BNP-E3, 19 - 102
Imagem
Victor Hugo.
PDF
Autor
Fernando Pessoa

Identificação

Titulo
Victor Hugo.
Titulos atríbuidos
Edição / Descrição geral

[19 – 102]

 

Victor Hugo.

 

Victor Hugo tem o grande defeito dos temperamentos retóricos: as ideias são nele momentâneas, são inspirações realmente e não propriamente ideias, tanto que, a maior parte das vezes, se apresentam aos sentidos do poeta, interiormente, e não ao pensamento. Por momentaneidade das ideias quero dizer que Victor Hugo, quando tem uma ideia brilhante e lúcida, não sabe tirar dela as conclusões lógicas, não sabe fazê-la o ponto de partida de uma associação de ideias[1], de um raciocínio qualquer. Como essa ideia se lhe apresenta sob a forma de uma imagem associa a outras imagens não casualmente a ideias, associa-a pelo que ela tem de imagem não pelo que ela tem de ideia. É o mal de todos os inspirados, de todos os “videntes”. São “parciais” mentalmente; não pensam, têm ideias. Assim Victor Hugo contradiz-se, justapõe ideias às vezes nitidamente insusceptíveis de justaposição lógica, outras vezes pontos de partida para raciocínios que inevitavelmente levam a conclusões antitéticas. Análise, não tem nenhuma; não analisa, compreende. Quem analisa {…} Quem compreende não se compreende a si. Quem compreende pura e simplesmente, compreende aos bocados. Victor Hugo pode ter a intuição de um todo, ou de uma parte; nunca a das partes[2] de um todo, nem da relação de um todo com as suas partes. O modo mental de Victor Hugo de acordo que é o vulgar, levado a um alto ponto; é por ser o vulgar que não pode ser o supremo.

Tem-se observado que Victor Hugo é um primitivo no psiquismo; que não pensa senão por imagens. Não é só isso. Pensa epigra-

 

[102v]

 

maticamente. O seu pensamento é do género cujo mais vulgar representante é o epigrama trivial. O seu pensar é uma coisa positiva formada de três coisas negativas: pensa por imagens (o contrário {…}), por epigramas (o contrário {…}) e {…} O seu pensamento mais abstracto é concreto; {…} O pensamento chamado epigramático, distingue-se por associar ideias de dois modos apenas: por semelhança e contraste. Ora isto indica um modo de pensar especial: por imagens.

Victor Hugo pensa por imagens. Ora aquele em cujo espírito tudo se apresenta como imagem, só de dois modos pode associar ideias: pela sua semelhança ou dessemelhança Com efeito uma imagem qualquer só, dentro da sua ordem mental, duas coisas pode evocar: imagens parecidas ou desparecidas.

 

 

[1] ideias /(lógica)\

[2] partes /(plural)\

Notas de edição
Identificador
https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/2795

Classificação

Categoria
Literatura
Subcategoria

Dados Físicos

Descrição Material
Dimensões
Legendas

Dados de produção

Data
Notas à data
Datas relacionadas
Dedicatário
Destinatário
Idioma
Português

Dados de conservação

Local de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Estado de conservação
Entidade detentora
Historial

Palavras chave

Locais
Palavras chave
Nomes relacionados

Documentação Associada

Bibliografia
Publicações
Publicação parcial: Fernando Pessoa, Páginas de Estética e de Teoria e Crítica Literárias, Textos estabelecidos e prefaciados por Georg Rudolf Lind e Jacinto do Prado Coelho, Lisboa, Edições Ática, 1966, pp. 338-340.
Publicação integral: Pauly Ellen Bothe, Apreciações literárias de Fernando Pessoa, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2013, pp. 136-137.
Exposições
Itens relacionados
Bloco de notas