Imprimir
Identificação
Titulo
Arte
Titulos atríbuidos
Edição / Descrição geral
[BNP/E3, 18 – 7]
Arte
Idealização.
Todo o material da arte repousa sobre uma abstracção: a escultura, por exemplo, desdenha o movimento e a cor; a pintura desdenha a 3ª dimensão e o movimento portanto; a música desdenha tudo quanto não seja o som; a poesia baseia-se na palavra, que é a abstracção suprema, e por essência, porque não conserva nada do mundo exterior, porque o som—acessório da palavra não tem valor senão associado – por impercebida que seja essa associação – {…}
A arte portanto, tendo sempre por base uma abstracção da realidade, tenta reaver a realidade idealizando. Na proporção da abstracção do seu material está a proporção em que é preciso idealizar. E a arte em que mais é preciso idealizar é a maior das artes.
Notas de edição
Identificador
https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/2332
Classificação
Categoria
Literatura
Subcategoria
Arte
Dados Físicos
Descrição Material
Dimensões
Legendas
Dados de produção
Data
Notas à data
Datas relacionadas
Dedicatário
Destinatário
Idioma
Português
Dados de conservação
Local de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Estado de conservação
Proprietário
Historial
Palavras chave
Locais
Palavras chave
Nomes relacionados
Documentação Associada
Bibliografia
Publicações
Fernando Pessoa, Páginas de Estética e de Teoria e Crítica Literárias, Textos estabelecidos e prefaciados por Georg Rudolf Lind e Jacinto do Prado Coelho, Lisboa, Edições Ática, 1966, pp. 5-6.
Exposições
Itens relacionados
Bloco de notas