Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-L-218
ANSA-L-218
Negreiros, José de Almada / Valdemar, António
Identificação
Entrevistas de António Valdemar a Almada Negreiros publicadas no "Diário de Notícias" - Esboços e provas

Conjunto de rascunhos, notas e provas visadas pela censura relativas às entrevistas de António Valdemar a Almada Negreiros publicadas no "Diário de Notícias" em 1960. 

Pasta de cartolina A3, dobrada ao meio e , dividida em secções numeradas.

- Apresentação : Conjunto de duas versões dactilografadas do mesmo texto, a segunda sendo mais limpa da primeira (que contém intervenções manuscritas), de 6 páginas cada uma. O texto aparece, com alterações, na primeira entrevista publicada no "Diário de Notícias" a 9 de Junho de 1960.

-  I : Conjunto de 14 folhas dactilografadas (algumas das quais são uma a versão mais limpa da outra; algumas que são folhas cortadas e uma página manuscrita com uma Errata relativa à primeira entrevista.  O texto aparece, com alterações, na segunda entrevista publicada no "Diário de Notícias" a 16 de Junho de 1960.

- II : Conjunto de 15 folhas escritas em suportes diversos (dactilografadas, manuscritas, ou colagem das duas) visados pela censura. O texto aparece, com alterações, na terceira entrevista publicada no "Diário de Notícias" a 23 de Junho de 1960.

- III : Conjunto de 7 folhas manuscritas. O texto aparece, com alterações, na terceira entrevista publicada no "Diário de Notícias" a 30 de Junho de 1960.

- IV : 5 páginas dactilografadas e limpas (que parecem ser a cópia limpa do segundo conjunto manuscrito, ou duma parte deste), visadas pela censura, e numeradas; 25 páginas manuscritas , alterantivamente, por António Valdemar e Almada.  Numeradas a partir da primeira (com "1/2") até à número 26, parecendo estar em faltas os números 23 e 24. O asssunto tratado nestes textos é, maioritariamente, ligado à sigla GV. Estes textos, revisitados, poderiam dizer respeito às entrevistas 4, 5, 6. 

- V : 3 folhas manuscritas por Almada Negreiros e numeradas da 1 a 3 e que começam com "Estamos na sétima entrevista...". 3 folhas (a primeira é metade de uma folha A4) manuscritas numeradas com A, B, C que começam com "Neste momento sugere-me uma ipótese...". 5 folhas manuscritas, numeradas de 13 a 17 (a última é metade de uma folha A4), visadas pela censura e numeradas de 13 a 17, que começam com "parece-me ter sido já bem visto...".

Nas últimas duas páginas que fecham o fascículos, desenhados na cartolina, dois desenhos geométricos.

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/6859
Classificação
Literatura
Entrevistas
Dados Físicos
Diverso (ver descrição)
Diversas (todas as folhas iguais ou menores de uma folha A4.
Dados de produção
1960
Português
Dados de conservação
Informação Protegida
Bom
Colecção Particular
Palavras chave
Documentação Associada