Arquivo virtual da Geração de Orpheu

Almada Negreiros e Sarah Affonso

O Arquivo Virtual começou a ser constituído por dois espólios importantes: o de Almada Negreiros (1893-1970), multifacetado escritor e artista plástico, e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista. O seu espólio conjunto inclui manuscritos literários, fotografias, cartas, documentos e obras plásticas, e está hoje em depósito no Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Affonso (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-C-217
ANSA-C-217
Almada Negreiros
Identificação
Carta aberta ilustrada pela sala II do Museu Nacional de Arte Antiga

Estudos para edições dedicadas ao texto da Carta Aberta. Com ilustrações, notas e uma cronologia visual da evolução da reconstituição retabular do maior interesse. Estudos inacabados, reunidos dentro de uma pasta com capa que identifica o título. Inclui também estudos de composição das proporções de Ecce Homo.

Quando Almada se refere à “gazua ou passe-partout” refere-se ao artigo de Bragança no Diário Popular (17/007/1960), de ANSA-RI-255.

Inclui vários textos muito semelhantes à versão datiloscrita da Carta Aberta (ANSA-C-207).

Assinado

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/2412
Classificação
Arte, Espólio Documental
Dados Físicos
25 folhas de dimensões variadas e materiais riscadores variados
Todas as folhas dentro de capa: ANSA-C-217-1
ANSA-C-217-6 dentro de -5, dentro de -4, dentro de -3
ANSA-C-217-9 dentro de -8
ANSA-C-217-11, -12, -13 dentro de -10
ANSA-C-217-14 a -19 dentro de -13
ANSA-C-217-24 e -25 dentro de -23, dentro de -22, dentro de -21, dentro de -20 (-20 sem inscrições)
34 x 24 cm
Dados de produção
c. 1961
Possivelmente ainda de 1960, já que é dessa data o artigo de Bragança no Diário Popular a que Almada faz alusão nestes textos.
Português
Dados de conservação
Palavras chave
Carta Aberta; José de Bragança; Painéis de S. Vicente
Documentação Associada