Virtual Archive of the Orpheu Generation

Armando Côrtes-Rodrigues

The Archive of Armando Côrtes-Rodrigues (1891-1971), a poet who contributed to both issues of the magazine Orpheu, also under the name of Violante de Cysneiros, contains his poetic and dramaturgical work, as well as cultural essays. The archive is kept at the Public Library and Regional Archive of Ponta Delgada.

 

Medium
Armando Côrtes-Rodrigues
Corr. 4496
Corr. 4496
Mário Sá-Carneiro
Identificação
Bilhete postal de Mário Sá-Carneiro

Bilhete postal enviado por Mário Sá-Carneiro a Armando Côrtes-Rodrigues. Verso do bilhete, onde se encontra a data, o destinatário e o endereço.

 

"Lisboa, Julho 1915, dia 4

Ex. Sr. Côrtes-Rodrigues

Quinta da Piedade

Algés"

Neste bilhete postal, Mário de Sá-Carneiro desculpa-se por incomodar Armando Côrtes-Rodrigues na época dos seus exames, mas necessita do caderno onde reuniu os artigos dos jornais que se pronunciaram sobre Orpheu, que está na sua posse. Agradece e pede que envie o mesmo por correio ou o deixe no Hotel Aliança.

O caderno referido contém os recortes da receção de Orpheu nos jornais, que Mário de Sá-Carneiro tinha reunido. Na data de envio desta carta, Sá-Carneiro estava de partida para Paris e queria o caderno que estava com Côrtes-Rodrigues, o qual, no entanto, nunca lho entregou. Antes de voltar para os Açores, Armando Côrtes-Rodrigues entregou o caderno a Fernando Pessoa, para que ele o entregasse a Sá- Carneiro (o que nunca viria a acontecer, uma vez que este nunca mais voltaria de Paris). O caderno encontra-se agora no Espólio Fernando Pessoa.

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/7062
Classificação
Espólio Documental
Correspondência
Dados Físicos
Papel
Dados de produção
04/07/1915
Armando Côrtes-Rodrigues
Português
Dados de conservação
Biblioteca Pública e Arquivo Regional Ponta Delgada
Palavras chave
Algés; Lisboa
Orpheu
Documentação Associada
Para ver o rosto do bilhete, cf. documento com a mesma cota.
Informações de ficha de inventário obtidas da dissertação de mestrado de Patrícia Duarte e da investigação de Anabela Almeida.