Imprimir

Medium

Fundo
Fernando Pessoa
Cota
BNP/E3, 14E – 82-83
Imagem
Balança de Minerva 
Petição a favor de William Shakespeare, traduzido.
PDF
Autor
Fernando Pessoa

Identificação

Titulo
Balança de Minerva
Petição a favor de William Shakespeare, traduzido.
Titulos atríbuidos
Edição / Descrição geral

[BNP/E3, 14E – 82-83]

 

Balança de Minerva

 

Petição a favor de William Shakespeare,

traduzido.

 

Uma torva e peçonhenta maldade – maldade excessiva mesmo para o coração, tão de ofício viperino, de um editor – levou os srs. Lello e Irmão, não sei porque azar póstumo de Shakespeare, a escolher para vítima prolongada aquela, a maior de todas as almas que se têm enganado de mundo. Decidiram fazer passar a Shakespeare tractos de tradutor. E como encontrassem vis e criminosos precedentes, em ambos os lugares onde há más fadas, para que, sem ousadia de originalidade, neles alicerçassem o seu grande crime, escolheram para mestre de obras a figura, doravante laivada de perversão, do dr. Domingos Ramos. E passaram a insultar os descendentes dos navegadores com incutir-lhes a ideia de que é possível traduzir o verso e a prosa eternos de Shakespeare para uma prosa portuguesa excessivamente transitória.

 

[83r]

 

Apenas folheei, e nem uma linha li, das traduções que o sr. dr. Domingos Ramos terá imortalmente que expiar. Porque não é com a competência de tradutor-de-inglês do sr. dr. Ramos que eu implico e esbarro. É com a sua competência para traduzir Shakespeare, visto que lhe cai em cima e o reduz a prosa.

Shakespeare só se deve ousar traduzir o verso para verso, e a prosa para prosa, e que verso e que prosa têm de ser! Mas vá que o não seja; o tradutor terá falhado numa boa causa. Agora propõe-se pôr em mera prosa a prosa e o verso de Shakespeare, como se se estivesse traduzindo de uma tradução inglesa de Shakespeare para Rudyard Kipling – isso é que não pode ser, isso é que pede reclamação diplomática; justo ultimatum, intervenção estrangeira…

Apelo, indignado e crítico, para quantos em Portugal conheçam Shakespeare. Bem sei que não são mais que quatro ou cinco. Mas as grandes convicções valem exércitos. Com dois homens se fez o regicídio.

Fernando Pessoa

 

[83v]

 

Balança de minerva

 

Paixão de William Shakespeare.

 

Notas de edição
Identificador
https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/3861

Classificação

Categoria
Literatura
Subcategoria

Dados Físicos

Descrição Material
Dimensões
Legendas

Dados de produção

Data
Notas à data
Datas relacionadas
Dedicatário
Destinatário
Idioma
Português

Dados de conservação

Local de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Estado de conservação
Proprietário
Historial

Palavras chave

Locais
Palavras chave
Nomes relacionados

Documentação Associada

Bibliografia
Publicações
Exposições
Itens relacionados
Bloco de notas