Identificação
[BNP/E3, 14B – 71]
Campoamor
Todo o grande poeta |tem seriedade|.
O grande poeta cómico é inferior ao grande poeta trágico. O Shakespeare de “As you like [it]” é muito inferior ao Shakespeare do “Hamlet” e do “King Lear”. – Mas mesmo os grandes cómicos são intimamente[1] graves. Que tristeza não subjaz o “Misantropo”. Se Shakespeare tivesse escrito apenas comédias, Milton, e não ele, seria o maior poeta inglês.
Ora esta alta |gravidade|, esta {…} Campoamor não a tem. O seu espírito é exactamente contrário. Trai a sua ligeireza em tudo, até nos géneros literários que “inventou” – a dolora, a humorada, {…}.
É conciso, epigramático, ligeiro; o |divino sacrário| da poesia está-lhe
[71v]
fechado. É no seu género, um grande poeta. É um grande poeta da 2a ordem de poetas.
Compare-se com Espronceda e com Nuñez d’Arce.
A descerebrada crítica que entre nós há – crítica de reporters.
Compare-se com Espronceda e com Nuñez d’Arce.
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Inteligência – nula. Um Victor Hugo de 2a ordem, intelectualmente, onde Victor Hugo já não era de 1a {…}
Instinto artístico – fraco (e.g. El Gaitero de Gijon).
[1] intimamente /não só intimamente\