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Fernando Pessoa - Literary Theory

This digital edition of texts by Fernando Pessoa deals with the set of poetic theorizing writings from hisArchive and brings together essays, comments, notes, sketches and fragments about literature from the Portuguese author. The documents transcribed are in Fernando Pessoa’s Archive in the custody of the National Library of Portugal, with quota E3. All facsimiles are accompanied by a critical lesson and a paleographic transcription, which is available for download in the “PDF” field.

 

 

Medium
Fernando Pessoa
BNP/E3, 14-3 – 60-61
BNP/E3, 14-3 – 60-61
Fernando Pessoa
Identificação
Balança de Minerva.

[BNP/E3, 143 – 60-61]

 

Balança de Minerva.

 

Entre as várias coisas que copiamos do estrangeiro – o que lá mau com aspecto de bom, porque é isso que é mais fácil de copiar – uma das coisas mais espertamente copiadas com toda a ociosidade da nossa inconsciência é o conceito falso e antigo de que o canto constitui uma arte – uma arte susceptível de evolução. Ao suceder que resta ao canto um único estádio evolutivo – evoluir para deixar de existir.

Porque, no futuro lógico e desejável das artes, o canto, e tudo quanto opera ou {…} se baseie ou relacione com ele, está condenado. Essa arte primitiva e selvagem, ao ser aperfeiçoada através não sei que óbvio número de escolas e sistemas, terá possivelmente contribuído para perfeita – mas não evoluiria para fora de selvagem e primitiva, porque em sua substância íntima de cantar é primitiva e selvagem.

 

{…} para uma heterogeneidade

 

[60v]

 

puramente sinfónica. Serão obras sinfónicas em […] quartos. E o teatro […] será lírico no sentido classificativo que os retóricos são à palavra, lírico de poeta lírico, obras líricas como o Fausto de Goethe, o Prometeu Liberto de Shelley, a Pátria de Guerra Junqueiro. Essas obras contêm a música já, no seu tom de poéticas e irreais. Não parecia que um compositor qualquer os venha estragar com boa ou má música.

E o canto ficará uma arte de salão, para a estupidez das senhoras e a idiotice dos cavalheiros que fazem arte nas salas. Fique aí e daí não saia.

E oxalá que o poeta, assim como proximamente julgará aquele super-Camões que já vive aí no trabalho de anunciar, produza o verso que tenha a compulsão nítida de que deve a sua lírica e a sua arte, e escreve apenas um libreto, consciente de se bastar como músico.

 

[61r]

 

Toda a arte, para poder ser perfeita e complexa, tem de ser em sua essência, simples. O canto é duas coisas – música e poesia (ou poema); é pois uma música presumidamente complexa. Para obter um efeito vale-se do método primitivo de juntar duas artes, em vez de se cingir a uma e intensificá-la. O horrível e impensável crime de fazer estátuas primitivas está em perfeita análise com o crime estético de cantar ou gostar do canto, porque num caso o escultor conforma, no pintor de altos efeitos pela pintura, que não podia obtê-los pela escultura apenas; como na verdade o músico ou o poeta se confessa impotente para dar à sua música a expressão sumptuosa para que ela veja os seus próprios problemas, ou à sua poesia o ritmo verbal que enquista por desnecessário, o poético auxilia-se da música. É provável que a poesia mais precisa que há na verdade – a de Shelley – é eternizada nos seus ritmos pela música, senão, consoante julgamos necessário, dizer musicável de tudo.

A evolução faz-se por diferentes gerações. No futuro o poeta será poeta, e o músico músico. Nenhum irá pedir à arte da arte que lhe seja muletas a andar para a coxeza a pequena estatura da sua inspiração. As óperas serão {…}

 

[61v]

 

_______

Hoje, a única coisa que um artista pode ser em relação ao teatro é incendiário dele. E, não tendo essa voz, deve ao menos o substituir seu desdém ao facho redentor.[1]

 

 

[1] Em dívida 4.000

Rec.o Nov.o 6.700 – 10:700

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Cartas circs 7.200

Outras cartas 4.700 – 11:900

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Dezº

Recebo – 1.000 – 1000

Cartas fas – 1.000 – 1600.

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https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/4454
Classificação
Literatura
Dados Físicos
Dados de produção
Português
Dados de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Palavras chave
Documentação Associada