Virtual Archive of the Orpheu Generation

Databases Fernando Pessoa

Fernando Pessoa - Literary Theory

This digital edition of texts by Fernando Pessoa deals with the set of poetic theorizing writings from hisArchive and brings together essays, comments, notes, sketches and fragments about literature from the Portuguese author. The documents transcribed are in Fernando Pessoa’s Archive in the custody of the National Library of Portugal, with quota E3. All facsimiles are accompanied by a critical lesson and a paleographic transcription, which is available for download in the “PDF” field.

 

 

Medium
Fernando Pessoa
BNP/E3, 14B – 56
BNP/E3, 14B – 56
Fernando Pessoa
Identificação
Eugénio de Castro.

[BNP/E3, 14B – 56]

 

Eugénio de Castro.

 

{…} estupidez tão entregando-se que chama príncipe a Júlio Dantas num[a] entrevista condenada a arrastar aquilo[1] para letra redonda.

 

{…} diz {…} que há uma |*semi-lucidez| da inteligência {…}

Com efeito, há por vezes inteligência consoante cumpra na habilidade com que fingia ter inteligência. Está neste caso da hipocrisia intelectual o seu entusiamo todo. Mas como ao gosto e ao olhar do hipócrita aflora da |*além-atenção| momentos que traem ao observador o |cuidado| da sua vontade, à tona da limpidez do mero hábil de espírito sobre opiniões que {…}

 

[56v]

 

  1. O movimento intelectual sempre é de incerteza, de hesitação {…}

 

Novos sistemas filosóficos são ou subtis formas se síntese, ou {…}. A mera forma dos sistemas parece por vezes se arrastar de Zenão de Eleia e dos cépticos gregos.

 

Num momento civilizacional destes enfraquecem todas as manifestações – literárias – na Raça, por vezes, porque o espírito tipicamente lúcido dos franceses se encontra desmoralizado pelo espírito do homem e {…} dos muitos; porque o espírito alemão, constitutivamente calmo e repelindo a mentira de {…} e de {…}[2]; porque o espírito inglês, essencialmente objectivo, se sente, e mais do que tudo, desmoralizado. Daí o mal da cultura francesa entropece a inteligência da cultura alemã e a |*pseudo-moral| da cultura literária dos ingleses.

Constitui, porém uma coisa de importância capital para {…}

É que há um povo cuja carta civil {…}

 

Isto é, todas as razões que levam às culturas europeias nos fugiram e nos levam, ao certo, a cultura portuguesa a produzir e a alma portuguesa a caminhar para o seu momento maximamente criador.

        

 

[1] entrevista /escrito\ condenada /o\ a /o\ arrastar aquilo /levar\

[2] repelindo a mentira de {…} e de {…} /dominado pela verdade\;

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/3158
Classificação
Literatura
Dados Físicos
Dados de produção
Português
Dados de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Palavras chave
Documentação Associada