Virtual Archive of the Orpheu Generation

Almada Negreiros and Sarah Affonso

The Virtual Archive began with two important estates: that of Almada Negreiros (1893-1970), a multifaceted writer and visual artist, and that of Sarah Affonso (1899-1983), his wife, a notable figure in modernist painting. This joint estate Includes literary manuscripts, photographs, letters, documents and visual works, and is now deposited at the Almada Negreiros Sarah Affonso Study and Documentation Center (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-C-259
ANSA-C-259
Negreiros, José de Almada
Identificação
a obra-prima da pintura portuguesa
Unidade de Composição e destino

Texto dedicado à questão dos painéis de São Vicente e ao retábulo imaginado por Almada para o Mosteiro da Batalha. Refere as teses Vicentina e Fernandina, de José de Figueiredo e José Saraiva. Refere também outros protagonistas das investigações sobre os painéis (como Belard da Fonseca) e algumas das suas próprias ideias, mas parece inacabado.

Assinado "José de Almada Negreiros"

Na capa, com arranjo gráfico, inclui referência "NÓNIO"

As páginas seguintes, depois da folha de rosto com a dedicatória, estão numeradas no canto superior esquerdo, de 1 a 5.

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/5436
Classificação
Arte, Geometria
Dados Físicos
Conjunto de 11 folhas lisas, 7 das quais inscritas (só frente) a caneta de tinta preta
27 x 21 cm
Dados de produção
Sem data
Provavelmente c. 1960
"À memória dos meus muito admirados companheiros Santa-Ritta Pintor e Amadeo de Souza Cardoso"
Português
Dados de conservação
Informação Protegida
Bom
Colecção Particular
Palavras chave
Lisboa, Batalha, Delfos
Guilherme de Santa-Rita
Amadeo de Souza-Cardoso
Nuno Gonçalves
José de Figueiredo
João Couto
Belard da Fonseca
Pedro d'Alfarrobeira
José Saraiva
D. Fernando
D. Fernando de Bulhões
D. João I
São Vicente
Santo António
Documentação Associada