Caderno com informação variada, mas que segue uma linha coerente:
O título “unidade de composição” diz respeito à sigla na bota “do personagem masculino ajoelhado em primeiro plano” num dos painéis de São Vicente. A sigla é relacionada com um quadrado divido em 10x10, por sua vez relacionado com a divisão da circunferência em partes iguais. Desenhos geométricos que ilustram essas relações são sequenciados e prosseguem para uma ilustração de como as quinze pinturas do retábulo que Almada imagina para o Mosteiro da Batalha também se dispõem segundo o mesmo enquadramento (de 10x10 com divisões da circunferência em partes iguais). As ilustrações terminam com a disposição das obras segundo o desenho da parede da Capela do Fundador.
O caderno inclui várias outras aplicações da mesma estrutura base (10x10), nomeadamente relacionado-a com os “4 quadrantes iniciais”, onde se vêm desenhos próximo dos das 4 pinturas a preto e branco de 1957 (CAM-FCG) , com pouco texto e apresentação de igualdades matemáticas.
Lê-se “Princípio simultâneo da “prova dos nove” e da “relação nove/dez””, relacionando as expressões com os “4 quadrantes iniciais”
Inclui arranjos gráficos para capa sob o título “relação 9/10, linguagem do quadrado, com referência a edições NÓNIO.
Inclui um índice de dez pontos a numeração romana (vários deles com subcapítulos) sob o título relação 9/10 e ainda desenhos a propósito do ângulo de ouro.
Inclui ainda uma folha quadriculada separada do caderno e 4 elementos hors-texte:
- Convite do Liceu Francês para uma peça encenada pelo Groupe Theatral Français de Lisbonne (13 março 1959), com o respectivo envelope, inscrito no exterior, com esboço sobre a ingenuidade.
- Convite do SNI para exposição de fotografia de Benno Movin-Hermes (março de 1959), inscrito no verso, com um índice sob o título “relação 9/10”.
- Duas folhas praticamente sem inscrições