Virtual Archive of the Orpheu Generation

Almada Negreiros and Sarah Affonso

The Virtual Archive began with two important estates: that of Almada Negreiros (1893-1970), a multifaceted writer and visual artist, and that of Sarah Affonso (1899-1983), his wife, a notable figure in modernist painting. This joint estate Includes literary manuscripts, photographs, letters, documents and visual works, and is now deposited at the Almada Negreiros Sarah Affonso Study and Documentation Center (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-C-305
ANSA-C-305
Negreiros, José de Almada
Identificação
UNIDADE DE COMPOSIÇÃO
do todo de quinze tábuas quinhentistas das quais duas desconhecidas e treze dispersas no Museu Nacional de Arte Antiga em Lisboa

Caderno inacabado, mas bastante coerente, com elementos hors-text semelhante a texto inscrito sob o título “Acromático”. O caderno divide-se em dois capítulos:

  • Divisão do Círculo e do Quadrante em cinco, sete, nove e dez partes
  • Diagrama da unidade de composição nas quinze tábuas quinhentistas

O segundo capítulo é ligado directamente à relação 9/10 em formato métrico

divisão da circunferência em partes iguais.

Na última página surge outro subtítulo:

“Discursivo sem texto, sem enigma, sem cálculo e sem opinião, da linguagem do quadrado”

Sem data (provável c.1960 e anterior a 1962, já que ainda refere “as duas tábuas desconhecidas”)

Assinado “J. de Almada Negreiros”

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/5340
Classificação
Arte, Geometria
Dados Físicos
6 folhas quadriculadas de 50 x 34 (dobradas ao meio), 1 folha quadriculada de 68 x 50 (dobrada em 4) e uma folha lisa de 30 x 21, inscritas a grafite e caneta de tinta preta.

34 x 22,5 cm
Dados de produção
c. 1960
Provavelmente c.1960; anterior a 1962, já que ainda refere “as duas tábuas desconhecidas”.
Português
Dados de conservação
Informação protegida
Razoável
Colecção Particular
Palavras chave
Documentação Associada