Virtual Archive of the Orpheu Generation

Almada Negreiros and Sarah Affonso

The Virtual Archive began with two important estates: that of Almada Negreiros (1893-1970), a multifaceted writer and visual artist, and that of Sarah Affonso (1899-1983), his wife, a notable figure in modernist painting. This joint estate Includes literary manuscripts, photographs, letters, documents and visual works, and is now deposited at the Almada Negreiros Sarah Affonso Study and Documentation Center (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-A-1711
ANSA-A-1711
Negreiros, José de Almada
Identificação
Teatro da campanha
Teatro da campanha

Figura de Arlequim segurando as máscaras da tragédia e comédia.

Esboço para capa de “Teatro de Campanha, série 0 nº 3”, com assinatura de 1955 (ver catálogo “Almada Negreiros, FCG, 1984, capítulo “o homem de teatro”, texto de Vítor Pavão dos Santos). 

 

"Teatro de Campanha” é uma edição da Campanha Nacional de Educação de Adultos. Este número inclui as peças: A Fonte (António Botelho), A sombra e a luz ( Rui Vieira Miller Simões), Sinal de Deus (Francisco Ventura) e O Aldrabão (Fernando Amado). Capa e ilustrações de Almada Negreiros.

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/4574
Classificação
Arte
Dados Físicos
Grafite sobre papel (folha lisa de caderno de argolas)
35,5 x 25 cm
Dados de produção
Sem data
Provavelmente da década de 50 - por relação com desenhos materialmente semelhantes.
Dados de conservação
Informação Protegida
Bom
Colecção Particular
Palavras chave
Documentação Associada
ANSA-A-1712
ANSA-A-1713
Relacionável também com ANSA-A-1709 e 1710 em termos materiais: o mesmo tipo de papel, com um desenho que é “emoldurado” na folha com um rectângulo desenhado à mão levantada.