Virtual Archive of the Orpheu Generation

Almada Negreiros and Sarah Affonso

The Virtual Archive began with two important estates: that of Almada Negreiros (1893-1970), a multifaceted writer and visual artist, and that of Sarah Affonso (1899-1983), his wife, a notable figure in modernist painting. This joint estate Includes literary manuscripts, photographs, letters, documents and visual works, and is now deposited at the Almada Negreiros Sarah Affonso Study and Documentation Center (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-A-1614
ANSA-A-1614
Almada Negreiros
Identificação
a obra-prima primitiva portuguesa
9.10 número d'oiro

Página que aparenta ser início de capítulo do conjunto.

O título completo lê-se:

"a obra-prima primitiva portuguesa

composição reconstituída pela sua própria linguagem 9.10"

Faz parte de um conjunto de 47 folhas de características formais idênticas e conteúdos encadeados (ANSA-A-1569 a ANSA-A-1616), cuja primeira página parece ser uma capa com o título “9.10 número d’oiro”, das edições Nónio. As primeiras folhas são numeradas até ao número 17 no canto superior direito. Várias folhas têm também numeração romana.

O conjunto inclui ainda duas folhas (encontradas entre a página 7 e 8) de formato diferente e com apontamentos vários.

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/4029
Classificação
Geometria
Painéis de S. Vicente
Dados Físicos
Grafite e caneta de tinta preta sobre papel quadriculado à mão.
61 x 43 cm
Dados de produção
c. 1960
Provavelmente do final da década de 50, considerando uma referência à capela do Fundador do Mosteiro da Batalha num dos desenhos do conjunto.
Almada projecta o retábulo imaginado de quinze painéis para esse local, a partir de 1958.
Dados de conservação
Informação Protegida
Bom
Colecção Particular
Palavras chave
Lisboa; Batalha
Documentação Associada
ANSA-A-1548 a ANSA-A-1568
ANSA-A-1569 a ANSA-A-1616
Os itens relacionados estavam materialmente juntos e têm as mesmas características formais.