Virtual Archive of the Orpheu Generation

Almada Negreiros and Sarah Affonso

The Virtual Archive began with two important estates: that of Almada Negreiros (1893-1970), a multifaceted writer and visual artist, and that of Sarah Affonso (1899-1983), his wife, a notable figure in modernist painting. This joint estate Includes literary manuscripts, photographs, letters, documents and visual works, and is now deposited at the Almada Negreiros Sarah Affonso Study and Documentation Center (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-A-1569
ANSA-A-1569
Almada Negreiros
Identificação
9.10 número d'oiro

Arranjo gráfico para capa de conjunto de desenhos dedicados a traçados geométricos.

O desenho ao centro inclui traçados para o ângulo de ouro, o Ponto de Bauh]utte e a Relação 9/10.

 

Faz parte de um conjunto de 47 folhas de características formais idênticas e conteúdos encadeados(ANSA-A-1569 a ANSA-A-1616). Esta primeira página parece ser uma capa com o título “9.10 número d’oiro”, com referência às edições Nónio. As primeiras folhas são numeradas até ao número 17 no canto superior direito. Várias folhas têm também uma numeração romana. O conjunto inclui ainda duas folhas (encontradas entre a página 7 e 8) de formato diferente, com apontamentos vários.

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/3984
Classificação
Arte, Geometria
Dados Físicos
Materiais vários sobre papel quadriculado à mão.



61 x 43 cm

[Além do título, lê-se:]

almada

linguagem do quadrado

sem texto

sem enigma

sem cálculo

sem opinião. 

Dados de produção
c. 1960
Provavelmente do final da década de 50 ou 60, considerando uma referência à capela do Fundador do Mosteiro da Batalha num dos desenhos do conjunto.
Almada projecta o retábulo imaginado de quinze painéis para esse local, a partir de 1958.
Dados de conservação
Informação Protegida
Bom
Colecção Particular
Palavras chave
Documentação Associada
ANSA-A-1548 a ANSA-A-1568
ANSA-A-1569 a ANSA-A-1616
Os itens relacionados estavam materialmente juntos e têm as mesmas características formais.