Virtual Archive of the Orpheu Generation

Almada Negreiros and Sarah Affonso

The Virtual Archive began with two important estates: that of Almada Negreiros (1893-1970), a multifaceted writer and visual artist, and that of Sarah Affonso (1899-1983), his wife, a notable figure in modernist painting. This joint estate Includes literary manuscripts, photographs, letters, documents and visual works, and is now deposited at the Almada Negreiros Sarah Affonso Study and Documentation Center (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-A-1287
ANSA-A-1287
Negreiros, José de Almada
Identificação
Sem título
Plano para maquete

Este desenho em planta e alçado de elementos arquitectónicos da Capela do Fundador terá, provavelmente, servido para a elaboração da maquete de canto (ANSA-A-1279). Tanto na maquete, como neste desenho, além da parede com as pinturas que contempla no seu retábulo imaginado, Almada mostra-nos a parede que lhe é adjacente, com uma janela. Estes trabalhos demonstram uma ideia que o autor defendeu: que a luz representada na maioria das pinturas corresponderia à luz natural que entra pela janela.

Fotografia de António Coelho

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/3652
Classificação
Arte
Arte, Painéis de S. Vicente
Dados Físicos
Lapiseira e aguadas sobre colado em tela
150 x 150 cm
Dados de produção
c. 1960
Dados de conservação
Informação Protegida
Razoável, papel com manchas
Coleção Particular
Depósito com número de inventário MB_AN_18 no Centro Cultural de Belém
Palavras chave
Documentação Associada
"Almada Negreiros e o Mosteiro da Batalha, Quinze pinturas primitivas num retábulo imaginado" Mosteiro da Batalha / Documenta, 2021.
"Almada Negreiros e o Mosteiro da Batalha, Quinze pinturas primitivas num retábulo imaginado" patente na capela do Fundador do Mosteiro da Batalha (dezembro de 2020 a dezembro de 2021), com curadoria de Simão Palmeirim.
Depósito com número de inventário MB_AN_18 no Centro Cultural de Belém