Virtual Archive of the Orpheu Generation

Almada Negreiros and Sarah Affonso

The Virtual Archive began with two important estates: that of Almada Negreiros (1893-1970), a multifaceted writer and visual artist, and that of Sarah Affonso (1899-1983), his wife, a notable figure in modernist painting. This joint estate Includes literary manuscripts, photographs, letters, documents and visual works, and is now deposited at the Almada Negreiros Sarah Affonso Study and Documentation Center (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-C-216
ANSA-C-216
Almada Negreiros
Identificação
Unidade de composição no todo de quinze painéis
Vergonha Nacional
Carta Aberta

Várias folhas, não encadeadas mas que estavam juntas (também junto de ANSA-C-215, 214, 213). Estas páginas têm informação relevante no contexto da “Carta Aberta”, de “os 15 Painéis da Batalha”, e de “A Chave Diz”, não só com ilustrações mas com dados que não constam de outras versões da “Carta”, como a retirada dos exemplares das livrarias de “A Chave” (ver a este propósito ANSA-C-216-8). Noutra página Almada refere-se também ao crítico (Bragança) que guardou “segredo” sobre os painéis. No verso de ANSA-C-216-2 há uma ilustração muito interessante com a disposição lumínica da capela do Fundador e de como afectaria as pinturas.

Assinado

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/2411
Classificação
Espólio Documental
Dados Físicos
8 folhas de papel liso inscritas a caneta de tinta preta, lápis, esferográfica azul, lápis de cor.
27 x 21 cm
Dados de produção
c. 1961
Provável, embora já refira os doadores D. João I, D. Filipa de Lencastre, podendo ser já 1962
Português
Dados de conservação
Palavras chave
Batalha, MNAA, Portugal
A Chave Diz; Carta Aberta; José de Bragança; Luz; Capela do Fundador
Almada, D. João I, D. Filipa de Lencastre
Documentação Associada
ANSA-C 215 / C-214 / C-213