Virtual Archive of the Orpheu Generation

Almada Negreiros and Sarah Affonso

The Virtual Archive began with two important estates: that of Almada Negreiros (1893-1970), a multifaceted writer and visual artist, and that of Sarah Affonso (1899-1983), his wife, a notable figure in modernist painting. This joint estate Includes literary manuscripts, photographs, letters, documents and visual works, and is now deposited at the Almada Negreiros Sarah Affonso Study and Documentation Center (CEDANSA - NOVA FCSH).

 

Medium
Almada Negreiros e Sarah Affonso
ANSA-C-3
ANSA-C-3
Negreiros, José de Almada
Identificação
9,10
9/10: círculo inscrito em quadrado

 Caderno autógrafo em que se aborda diferentes assuntos: a relação entre a divisão do círculo em nove e em dez partes (9/10); o pentagrama; o ponto de Bauhütte; a proporção da pintura  Ecce Homo ; a expressão visual do provérbio português «pintar o sete» (traduzindo a divisão da circunferência em sete partes); a representação da sigla encontrada no painel do infante (dos painéis de S. Vicente); e finalmente a  Figura supérflua ex errore  atribuída a Leonardo da Vinci.

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/1050
Classificação
Geometria
Linguagem do quadrado
Dados Físicos
31 p. em 2 f. desdobr., ilustrado, aguada, esferográfica encarnada, tinta preta, lápis.
17,5 x 12,5 cm (fechado)
Dados de produção
1965
Data atribuída de acordo com o plano de publicação das obras completas na Ática.
1965
Português
Dados de conservação
Informação Protegida
Bom
Colecção Particular
Palavras chave
Lisboa Batalha
Relação 9/10 Ponto de Baühtte Painéis
Da Vinci, Leonardo D. João I
Documentação Associada

Almada por contar (coord. Sara Afonso Ferreira, Sílvia Laureano Costa e Simão Palmeirim Costa), BNP / Babel, Lisboa, 2013, p. 98. 

'Almada por contar' (coord. Sara Afonso Ferreira, Sílvia Laureano Costa e Simão Palmeirim Costa), Biblioteca Nacional de Portugal, 27 de junho a 5 de outubro de 2013.