logotipo Modernismo

  Arquivo Virtual da Geração de Orpheu

 

 

equipas

©Duarte Belo

 

 

Coordenador do Projecto

 

Fernando Cabral Martins  doutorou-se em Literatura Portuguesa pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL, onde ensina, em 1992.

Contam-se, entre as suas publicações em livro: duas antologias, anotadas e comentadas, dos poemas de Álvaro de Campos e da poesia simbolista portuguesa (Lisboa, Comunicação, 1986 e 1990); quatro livros de ensaio: Cesário Verde ou a Transformação do Mundo (Comunicação, 1988); O Modernismo em Mário de Sá-Carneiro (Lisboa, Estampa, 1994); O Trabalho das Imagens (Lisboa, Aríon, 2000);  Julio. O Realismo Mágico (Lisboa, Caminho, 2005). Coordenou um Dicionário de Fernando Pessoa e do Modernismo Português (Caminho, 2008) que teve uma segunda edição no Brasil (São Paulo, Leya-Brasil, 2010). Organizou, apresentou e anotou edições de obras de Luiza Neto Jorge, Alexandre O'Neill (Lisboa, Assírio & Alvim, a partir de 1993). Editou a obra completa de Mário de Sá-Carneiro e alguns volumes da obra de Fernando Pessoa. A última em data é uma edição de Fernando Pessoa, Teoria da Heteronímia, em colaboração com Richerd Zenith (Assírio & Alvim, 2012).

De José de Almada Negreiros, preparou e editou, em colaboração com Luís Manuel Gaspar, Mariana Pinto dos Santos e Sara Afonso Ferreira, os seguintes volumes da sua obra literária: Poemas; Ficções; Manifestos e Conferências (Assírio & Alvim, 2001, 2002 e 2006).

É investigador responsável pelo projecto FCT "Modernismo Online", que se ocupa da construção do arquivo digital de Almada Negreiros e Sarah Affonso.