Medium
Fernando Pessoa
BNP/E3, 14E – 30
BNP/E3, 14E – 30
Fernando Pessoa
Identificação
Cesário Verde – 2.

[BNP/E3, 14E – 30]

 

Cesário Verde – 2.

 

But Crabbe came at the end of the classic, Cesário at the end of the romantic school; and this conveys an important difference.

His absolute originality is his great quality – that by which he exerted, with his meagre 96 small pages, his great influence. It was so new, so fresh after the romantic weeping and affection. For his seemingly affected lines were felt to be more felt, more true than the sentimental analysis of decadent romanticism.

 

 

[BNP/E3, 14E - 30]

 

Cesário Verde - 2. 

 

Mas Crabbe veio no final da escola clássica, Cesário no final da escola romântica; e isso comporta uma diferença importante.

A sua originalidade absoluta é a sua grande qualidade - aquela pela qual exerceu, com as suas escassas 96 pequenas páginas, a sua grande influência. Era tão novo, tão fresco depois do choro e do afecto românticos. Pois as suas linhas aparentemente afectadas eram para ser mais sentidas, mais verdadeiras do que a análise sentimental do romantismo decadente.

 

 

https://modernismo.pt/index.php/arquivo-almada-negreiros/details/33/3813
Classificação
Literatura
Dados Físicos
Dados de produção
Inglês
Dados de conservação
Biblioteca Nacional de Portugal
Palavras chave
Documentação Associada
Cesário Verde, Cânticos do Realismo e Outros Poemas. 32 Cartas, Prefácio de Fialho de Almeida, Estudo crítico de Fernando Pessoa, Edição de Teresa Sobral Cunha, Lisboa, Relógio D’Água, 2006, p. 239.