[BNP/E3, 14E – 21]
Este conto simbólico, ou “fábula”, como o mesmo autor lhe chamou, foi concebido durante o sono. Uma noite, Stevenson, acordando de repente, encontrou-se com a ideia, que esta narrativa presenta. A espécie de conto simbólico, de que se trata, é {…}
Na narrativa alegórica, o interesse desaparece quando a alegoria se não entenda ou pressinta. No conto simbólico, estando do mesmo modo ligados o sentido íntimo e o aparente, são todavia separáveis do interesse: o conto simbólico pode ser lido como se o não fora, que o interesse permanece.
A tese desta novela é evidente: a impossibilidade da dualização real da alma, de praticar impunemente o vício ou o crime habitual. Pouco a pouco a natureza se dobra e ajusta ao mal, e não tarda, ou pouco tarda, que não possa já recuperar {…}
[21v]
Robert Louis Stevenson, escocês de nação e grande estilista inglês de profissão e destino, nasceu em 18-- e morreu em Samoa, para onde fora por tuberculoso, em 18--. Escreveu esta novela em 18--.